Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Edifícios Luxor e Lutécia

Morei no Gonzaga por 25 anos, até me casar. De lá, fui para o Embaré, para a Aparecida e agora estou de volta ao bairro onde nasci. E eu não poderia estar mais feliz por caminhar pelas minhas ruas, vendo tudo com novos olhos…

Um dos símbolos que está mais presente na memória da minha infância no Gonzaga é o vitral da Rua Cláudio Doneux, que fica dentro do conjunto de edifícios Luxor e Lutécia.

www.juicysantos.com.br - conjunto comercial luxor e lutécia em santos sp

Localizado na Avenida Ana Costa, 482, no Gonzaga, o edifício Lutécia era um dos mais luxuosos de Santos nos anos 1950.

Sugestões para você

No 5º andar do prédio, funcionou a Associação Atlética do Banco do Brasil. Depois da reforma, o próprio banco abriu uma das maiores e mais modernas agências da cidade no térreo. Me lembro que essa foi uma das primeiras aqui em Santos a ter caixas eletrônicos…

Lá também ficava o famoso restaurante Don Fabrizio, que já apareceu aqui no blog.

A construção foi demolida por volta de 1978, quando a rua lateral, chamada Cláudio Doneux, ainda não existia e estava sendo aberta como uma continuação da Rua Azevedo Sodré.

No mesmo local, nasceu o que atualmente é o Centro Comercial Luxor e Lutécia, feito pela Luxor Empreendimentos Imobiliários, e que representou um marco na arquitetura de Santos.

Me lembro de andar pelo bairro com minha avó e pedir pra cortar caminho pelo enorme corredor que divide os dois prédios, só para ver o vitral dos pássaros brasileiros. Adorava também a escultura do casal apaixonado de pedra sabão da fonte, que foi reformada, mas está lá até hoje.

Tentei pesquisar alguma informação sobre os artistas responsáveis pelas obras, sem sucesso. Se alguém souber, deixe nos comentários.

edificio-lutecia (8)

O painel apareceu em uma das cenas da primeira temporada da série (Des)Encontros, dirigida pelo santista Rodrigo Bernardo, que foi toda gravada em Santos.

edificio-lutecia (3)

Ali no térreo do Luxor, nos anos 80 e 90, funcionava a loja Domus, uma das maiores de Santos, onde todo mundo ia comprar eletrodomésticos: de aspiradores de pó a tocadores de fita cassete.

Aqui no Juicy Santos já fizemos um post sobre lojas que deixaram saudades, como a Domus.

 

Avatar
Texto por