10 coisas que você não sabia sobre a Aparecida
O bairro da Aparecida é um dos mais populosos de Santos. Além disso, tem uma semelhança com o Monte Serrat (já falamos dele por aqui): as ruas ficam bem lotadas durante um feriado religioso, o dia da padroeira do país.
Se você acha que conhece toda a história dessa parte da cidade, o Juicy Santos está aqui para te mostrar que sempre há um detalhe para ser lembrado. Então, embarque com a gente nessa lista de 10 coisas que você não sabia sobre a Aparecida – mais uma matéria da nossa série de bairros santistas.
Foto: Thiago Souto
1- O bairro foi criado em 1968.
2- Seu aniversário é comemorado em 14 de maio.
3- Seu nome tem origem na igreja homônima, que homenageia a padroeira do país e fica na Av. Afonso Pena, 350, entre os canais 5 e 6.
4- A Igreja da Aparecida existe desde 1937. Por lá, era comum o Padre Luís Araújo criar sessões com filmes de O Gordo e o Magro para as crianças – isso em uma época em que os cinemas ficavam distantes e custavam caro.
5- Nessa parte da cidade, eram comuns plantações de tomate, chuchu, couve e beterraba. A diversão das crianças estava em desafiar os vigilantes dos chalés e tentar roubá-los.
6- Os arredores da Praça Senador Coreia, Rua Felipe Camarão, Av. Pedro Lessa e Rua Alexandre Martins foram os primeiros a ser povoados.
7- Muitos chalés eram construídos com a madeira das caixas que embalavam os automóveis vindos do exterior através do porto. Alguns chalés, inclusive, continuam de pé até hoje, como na Av. Pedro Lessa e nas ruas paralelas, como a Alfaia Rodrigues e a Liberdade.
8- O BNH foi o primeiro conjunto popular do Brasil. A história dos prédios tem muito a ver com o golpe de 1964: naquele ano, os trabalhadores perderam muitos dos direitos que haviam conquistado. A revolta se tornou grande, principalmente entre os portuários de Santos. Para acalmar os nervos, o governo prometeu criar o Banco Nacional da Habitação.
A primeira cooperativa habitacional nasce em Santos e reúne sindicatos portuários, metalúrgicos, orla marítima e união sindical. Trata-se do BNH 001!
9- Os primeiros apartamentos foram entregues em 1970.
10- Entre as recordações mais queridas dos moradores, estão os colégios Afonso Pena e Lourdes Ortiz; Cine Popular; Bar do Tatu; e a Padaria Fluminense. Na orla, tem a Fonte do Sapo, que até hoje faz a alegria das crianças e adultos.
Bônus:
11- A primeira escola do bairro se chamava Escola da Dona Alice. Ela foi montada em uma casa do bairro, por irmãs que queriam ajudar os vizinhos a educar seus filhos.