10 coisas que você não sabe sobre o Morro Santa Terezinha
O Morro Santa Terezinha (ainda) é uma incógnita para muitos santistas.
Afinal, o condomínio privado é fechado e só conhece o bairro quem recebe convite para subir.
Cercado pela natureza da Mata Atlântica, tem uma das vistas mais lindas da cidade, mas também denuncia a diferença social da nossa cidade.
A entrada passa quase despercebida: quem vê a guarita na Rua Hércules Florence (Marapé) pode nem saber que fica ali o acesso ao morro.
Chegou a hora de acabar com a curiosidade, vem ver junto com o Juicy Santos 10 coisas que você não sabia sobre o Morro Santa Terezinha.
Foto: Edgard Viveiros Imóveis
1- É o morro mais alto de Santos, com 220 metros de altura. Lá de cima, dá pra ver toda a cidade e, em dias claros, partes de São Vicente e Guarujá.
2- Em 1928, o morro foi comprado por Francisco de Assis Barbosa Loureiro.
3- Antes de ser nomeado Santa Terezinha, o senhor Francisco chamava o morro de Suíça Santista.
4- Foi transformado em propriedade particular no início dos anos 70, quando o dono era o escritório imobiliário Claudio Doneux.
5- O número de moradores pulou de 8, em 1977, para 52 em 1988.
6- Nos anos 80, a entrada de pedestres era estritamente proibida. Apenas carros podiam subir, desde que pagassem uma taxa de CR$ 50 (valor do pedágio na época).
7- São permitidas apenas residências unifamiliares. Ou seja, nada de condomínios, prédios ou qualquer tipo de residência coletiva. Também não pode abrir comércio no Morro Santa Terezinha.
8- De alguns ângulos, dá pra ver bem o contraste social da cidade, graças à vista do Morro do José Menino. A divisão dos dois é feita por um muro de 3 metros, coberto de cacos de vidro e seguranças supervisionando o lado do Santa Terezinha.
9- O rei do futebol Pelé já foi proprietário de um cassino, situado no ponto mais alto do morro.
10- Existe um serviço de vans para levar os funcionários até as mansões em que trabalham.