Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos
Você sabe o que é comemorado no feriado de amanhã?
No dia 8 de setembro, a cidade de Santos presta homenagem à sua padroeira: Nossa Senhora do Monte Serrat. Acredita-se que a data seja uma alusão data de sua natividade original, a da Catalunha.
Mas por que Nossa Senhora do Monte Serrat é a padroeira de Santos?
A história conta que, na época da colônia, a região onde Santos está localizada era, constantemente, alvo dos corsários. Os piratas invadiam a cidade em busca de suas riquezas e sempre deixavam um rastro de destruição e medo.
O primeiro milagre da santa aconteceu nessa época. Era fevereiro de 1615 quando o pirata holandês Joris Van Spilbergen chegou à costa santista. Para fugir e se manter em segurança, a população que habitava a região subiu o morro.
Do alto da colina, onde ficava uma pequena paróquia, rezavam para que a Virgem do Monte os protegessem. Enquanto isso, os piratas avançavam morro acima e o caminho que seguiam desmoronou e soterrou a maioria. Os que conseguiram escapar com vida voltaram para o navio e deixaram a cidade.
Mas foi apenas em 1954 que a santa passou a ser a padroeira da cidade. A coroação aconteceu em uma cerimônia no dia 8 de setembro do ano seguinte.
Sobre Nossa Senhora do Monte Serrat
O primeiro santuário com esse nome foi construído na Espanha, em uma cidade próxima a Barcelona. O nome deriva da montanha onde estava situado.
Segundo contam, a imagem da santa foi levada para Barcelona e a população logo se tornou devota. Durante a invasão sarracena, os cristãos esconderam a imagem na serra escarpada, para que ela ficasse em segurança e não fosse encontrada pelos invasores. Tudo foi destruído e só dois séculos depois pastores subiram a serra e encontraram, numa caverna, a imagem da santa enegrecida pelo tempo.
A santa chegou ao Brasil por intermédio dos frades de São Bento. Em Santos, o nome do morro foi uma ordem do então governador Dom Francisco de Souza, em 1604 (um ano após a entrega da paróquia).
Oração a Nossa Senhora do Monte Serrat
Ó clementíssima Virgem Maria, minha soberana e Mãe, augusta Senhora do Monte Serrat, venho lançar-me no seio da vossa misericórdia e ponho, desde agora e para sempre, a minha alma e o meu corpo debaixo da vossa salva-guarda e da vossa bendita proteção.
Confio-vos e entrego nas vossas mãos todas as minhas penas e misérias, bem como o curso e o fim da minha vida, para que, por vossa intercessão e vossos merecimentos, todas as minhas ações se dirijam e se disponham segundo a vontade de vosso divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, e que minha alma depois desta vida possa alcançar a salvação eterna.
Ó Mãe, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós.
Nossa Senhora do Monte Serrat, rogai por nós.
Amém.