TUmobgrafia: fotos de Santos feitas com celular
Em 2013, estimava-se que 350 milhões de fotos eram postadas, diariamente, no Facebook.
Seguindo esse raciocínio, desde que você abriu esse link, mais ou menos 10 mil fotos teriam ido para a rede social do Zuckerberg.
Três anos depois, o número deve ter se multiplicado algumas vezes e o que era possibilidade agora é certeza: a maioria das imagens são feitas com celulares.
Pensando nisso, um grupo de fotógrafos santistas deu início ao movimento TUmobgrafia, que tem como objetivo disseminar a cultura mobile aqui em terras caiçaras.
Os fotógrafos Tom Leal, Luiz Fernando Menezes e André Luiz Saleeby selecionam todos os dias a melhor foto postada no grupo do Facebook. A chamada foto do dia ganha divulgação na página do projeto.
Para a seleção, o trio leva em conta critérios como enquadramento, iluminação, ângulo, tratamento final, originalidade e criatividade.
“Os primeiros grupos de mobgrafia surgiram em 2009, na Califórnia e cresceram ao redor do globo a partir de 2012. No Brasil, o Tumobgrafia é o primeiro grupo de mobgrafia. Como a ideia nasceu em Santos, o nome do movimento ganhou o pronome Tu, que é muito usado pelos caiçaras”, explicam.
Leia também:
A perspectiva das fotografias de Clayton Galvão
A fotografia minimalista de Tom Leal
6 pores-do-sol santistas de tirar o fôlego
Rapidamente, a ideia se popularizou e, em 15 dias, já conta com mais de 950 membros.
“O retorno tem sido exponencial. Quando o grupo começou, a média de postagens era de 10 a 20 fotografias por dia. Atualmente, já chega a 100 postagens diárias”, lembram.
Quero mandar minhas fotos
Se você ama fazer cliques de Santos e região e quer participar, é bem simples. Qualquer pessoa pode se tornar um membro do movimento, basta se inscrever no Tumobgrafia no Facebook.
E, se você ama fotos lindas de Santos, siga o Juicy Santos no Instagram e marque #juicysantos nos seus cliques.