Tudo que você precisa saber sobre suco detox
Falar sobre suco detox não é uma novidade.
As receitas que misturam frutas, folhas e legumes ficaram famosas há alguns anos e, desde então, fazem parte da dieta de muitas pessoas e estão até no cardápio de vários restaurantes.
Junto com o sucesso, muitos mitos ganharam espaço e, por isso, começam a aparecer dúvidas a respeito da bebida.
Como o verão é uma estação que tem tudo a ver com um maior consumo de sucos, alimentação saudável e, para algumas pessoas, a busca pela perda de peso, é comum que o suco detox fique ainda mais em evidência.
Por isso, a equipe do Juicy Santos decidiu entender isso melhor e te explicar tudo o que você precisa saber sobre suco detox.
Mito ou verdade?
A primeira coisa que nós precisamos dizer: suco detox não é milagre.
Caso você coloque o suco no seu dia-a-dia, mas mantenha uma alimentação desregulada – baseada em pizza diariamente, por exemplo – e ainda acrescida do sedentarismo da vida inteira, poucas coisas vão mudar. É necessário aliar as receitas a hábitos alimentares melhores.
“O resultado depende dos ingredientes que você coloca e qual a função que você quer: uma coisa diurética? Energética? Para melhorar a pele? Se eu faço o suco com abacaxi e coloco o miolo (que tem bastante bromelina), aipo e pepino, por exemplo, melhoro a ação diurética; mamão, manga e manjericão vão trabalhar com a parte laxativa; uma folha de alface e frutas vermelhas vão te dar mais um processo antioxidante ainda maior…”, explica a nutricionista Karina Abbud.
Sabendo disso, basta ter em mente qual resultado você quer e buscar as receitas certas. Vale lembrar que não existe um ingrediente especificamente funcional, e sim os fitoquímicos de cada alimento, as vitaminas e minerais.
Com isso em mente, surge outra dúvida.
Qual o melhor horário para tomar o suco detox?
Vários artigos na internet defendem que o consumo seja em diferentes horário. Tem que prefira pela manhã, antes ou depois da academia ou até na hora de ir dormir. Mas, segundo a Karina explica, não existe um momento mais ou menos correto.
“Isso depende da rotina de cada um. O melhor, mesmo, é você colocar esses nutrientes para dentro, o que eu indico é sempre pensar no efeito que você quer. Por exemplo, se a ideia é um diurético, é melhor não tomar à noite e se você quer um laxativo, o mais indicado é pela manhã, com o estômago vazio”.
Onde tomar suco detox em Santos?
Santa Planta
Onde: Rua Oswaldo Cruz, 355, Boqueirão
Geração Fit
Onde: Rua Dr. Lobo Viana, 18, Boqueirão
Obba Gastronomia Saudável
Onde: Rua Dom Lara, 65
Frutaria do 3
Onde: Rua Dr. Lincoln Feliciano, 117
Suco do Batuque
Onde: Shopping Parque Balneário, Av. Dona Ana Costa, 549, Gonzaga (piso térreo)
Vitshop Santos
Onde: Rua Mato Grosso, 418
Desfrutii
Onde: Praiamar Shopping, Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida (Praça de alimentação)
Verdô
Onde: Confira os locais que vendem a marca
Empório da Granola
Loja 1: Av. Mal. Floriano Peixoto, 98, Gonzaga
Loja 2: Rua Itororó, 138, Centro
Faça você mesmo
Se você quiser tomar o suco antes de ir à academia, no café da manhã ou simplesmente trazer esse hábito para o seu dia-a-dia e, por isso, for mais viável preparar na sua casa, não precisa se desesperar.
Existem várias receitas e todas são mega simples e levam ingredientes fáceis de encontrar.
Nós separamos algumas possibilidades para você, dá uma olhada:
Com chá verde
1 folha de couve
1 xícara de chá verde
1 fatia de gengibre
3 folhas de hortelã
1 fatia de abacaxi
Com maçã
1 maçã
2 fatias de abacaxi
2 fatias de gengibre
1/2 xícara de suco de limão
6 folhas de hortelã
200 ml de água gelada
Com kiwi
2 maçãs
1 kiwi
300 ml de água
Com laranja
1 laranja (sem a parte branca)
Suco de 1/2 limão
1 maçã
Gengibre a gosto
1 folha de couve
O preparo de todas as receitas não tem segredo: basta bater tudo no seu liquidificador.
Suco detox mais prático
Se você quer economizar tempo, uma dica de ouro: separe os ingredientes em pequenas porções e congele.
Esqueça aquela dica de fazer cubinhos de gelo do suco pronto, porque o processo de bater para congelar e depois para beber acaba criando mais um processo oxidativo e, consecutivamente, a diminuição dos nutrientes e o resultado.
Então, basta colocar em um potinho ou saquinho plastico a quantidade de cada coisa e congelar. Depois é só jogar tudo no liquidificador e ser feliz.
“Outras coisa interessante é manter o suco não coado. Manter a fibra garante que o índice glicêmico do seu suco detox não aumente. Para quem tem dificuldade de deixar tudo, eu indico que coe o suco e devolva uma colher. Conforme o paladar se habitua, você aumenta um pouco, até que não precise coar”, finaliza a nutricionista.
Conclusão: pode investir no suco detox, mas é importante saber qual resultado você quer e quais ingredientes vão te ajudar nisso!