Posso usar maquiagem vencida?
Que atire o primeiro BB Cream quem nunca usou maquiagem vencida!
Para a minha infelicidade, provavelmente, ninguém vai me presentear com o produto. Afinal, vamos confessar: a gente tem costume de acumular tanta make que fica difícil prestar atenção na data de validade (isso quando a informação não apaga ou sai quando tiramos o plástico).
Eu, por exemplo, descobri esses dias que a minha base estava vencida HÁ MAIS DE UM ANO.
Imagem: Thinkstock
Fui checar os outros itens e o resultado me deixou em pânico: quase tudo foi comprado na mesma época e a minha necessaire precisava, urgentemente, de uma renovação.
Essa falta de cuidado é bem comum entre amantes de make, mas também muito perigosa. Sabia que maquiagem vencida pode causar problemas sérios de saúde? Pois é, e o risco fica ainda maior na região dos olhos.
O acúmulo de produtos nessa região pode causar a blefarite, uma inflamação nas pálpebras que gera desconforto, inchaço e dores. Problemas como conjuntivite também acontecem.
Para Marcello Colombo, professor de Oftalmologia na Unifesp e diretor da Visão Laser de Santos, uma das formas de evitar esses problemas – além de se atentar a validade dos produtos – é sempre retirar a maquiagem antes de dormir.
“Essa dica vale independentemente da marca ou da qualidade da maquiagem”, explica.
Não empreste maquiagem
Ainda segundo ele, complicações como conjuntivite alérgica ou tóxica também são comuns.
Nestes casos, a recomendação é ficar de cara limpa por um tempo, até que a irritação seja resolvida. Caso haja dúvidas sobre a possível alergia, procure um profissional sempre que houver qualquer desconforto, inchaço, dor e irritação.
“A maquiagem e os cosméticos são focos de bactérias, podendo levar a contaminações na mucosa ocular. Por isso, recomendamos não compartilhar esses produtos com outras pessoas”, destaca o médico.
Pincéis e validade
Se você esta se questionando como saber quando parar de usar o produto, quando a indicação da validade estiver ilegível, aqui vão algumas dicas:
A máscara para cílios tem, em média, de 4 a 6 meses de validade. Alguns indícios de que é preciso comprar uma nova são a aparência esfarelada e o ressecamento; por isso, nada de colocar água ou óleos para aumentar a vida útil.
Quando falamos de sombras o tempo aumenta entre 18 a 24 meses. Descarte quando a cor ou textura apresentarem alterações; pontos brancos também são um mau sinal.
O lápis de olho traz muitos perigos. Por isso, jogue fora depois de 18 meses ou quando ficar seco, sem pigmentação e difícil de usar.
Além da validade dos produtos, os pincéis também podem ser um problema. É preciso higieniza-los com certa frequência. Eu uso shampoo infantil e água morna nos meus.
Se você não sabe como proceder dá uma olhadinha nesse vídeo sobre como limpar pincéis de maquiagem:
Ficou assustado com o perigo das maquiagens vencidas?
Marcello Colombo finaliza com uma dica que, assim como a anterior, pode ser desconhecia por grande parte das pessoas.
“A oleosidade dos cílios absorve partículas de poluição, maquiagem e poeira, irritando muito os olhos, causando vermelhidão, sensação de areia, lacrimejamento e sensibilidade à luz”.
Por isso, tem que fazer a lavagem diariamente. Segundo ele, a espuma do shampoo neutro infantil é ideal para a limpeza dos cílios.