Título mundial de patinação é de Santos
Aos 2 anos de idade, os pés da pequena Rafaela Freitas conheceram os patins.
Como qualquer pessoa que nunca usou o equipamento, ela estranhou o deslizar e caiu um bocado de vezes. Mas não desistiu da diversão ao ver os joelhos ralados pela primeira, segunda, terceira vez… A cada queda, a santista levantava-se e tentava novamente.
Quando acertava, os olhos brilhavam de emoção e o rosto se abria em um sorriso.
Aos 4 anos, já estava competindo com o Clube Internacional de Regatas.
Na verdade, sua história está atrelada as quadras. Por pouco não nasceu por lá, onde a mãe Andreia começou a patinar com 11 anos e atua no esporte até hoje.
Imagem: Divulgação
A intimidade vem de berço e não demorou para os pais precisarem encontrar um espaço na casa para suas medalhas.
Com 19 anos, Rafaela coleciona títulos sulamericanos, brasileiros e paulistas, além de já ter competido em diversos lugares do mundo, levando o nome o nome de Santos e de seu clube, além de defender o Brasil.
Título mundial
Neste ano, a bandeira brasileira foi hasteada nos Jogos Mundiais de Patinação. No pódio, o mesmo olhar emocionado e sorriso orgulhoso que as quadras do Regatas estão cansadas de ver.
Rafaela conquistou o primeiro titulo mundial na categoria individual feminina para a patinação nacional.
“Não sei descrever a sensação na hora em que soube do resultado, foi emocionante! Tive muitos obstáculos no caminho, mas, no fim, só ficou a certeza de que tudo valeu a pena”, contou Rafinha, como é carinhosamente conhecida.
A jovem santista entrou para a história da modalidade brasileira e sabe da importância de seu feito, não apenas pelo fato de obter sucesso e realização pessoal, mas também pelo marco histórico e o incentivo que isso pode causar em outras patinadores.
“Ser parte desta história me deixa ainda mais feliz”.
Os Jogos Mundiais acontecem a cada quatro anos e a edição 2017 foi realizada na Polônia, em julho.
Rafa ficou com a medalha de bronze e dividiu o pódio com a competidora da Itália, que levou o ouro, e a representante da Espanha, que conquistou a prata.
“O principal desafio foi executar o programa com perfeição, sair satisfeita com o que apresentei para poder obter uma boa classificação entre as melhores de cada país”.
ERRAMOS: Ao contrário do que foi informado anteriormente nesse post, o título conquistado pela Rafaela não é o primeiro mundial de patinação Brasileiro. Uma equipe, também de Santos, conquistou o mesmo campeonato em 2002 (veja detalhes). A informação correta é que a patinadora foi a primeira brasileira a vencer sua categoria, individual feminina.