Ademir Mattos: santista luta por espaço no UFC
Ao falar de MMA em Santos, poucas referencias são lembradas. Mas, se depender do esforço de Ademir Mattos, isso está prestes a mudar.
Com 24 anos de idade, o santista está conquistando seu espaço nos ringues.
Sua ficha técnica profissional, iniciada em abril com o AFC #4, já exibe duas grandes conquistas: o lugar mais alto do pódio no Portuários Stadium (um dos eventos mais respeitados no país) e a uma vaga no Reality Show Americas Fighting Championship.
Apesar dos feitos, Ademir se diz desanimado com o cenário regional.
“É horrível, temos poucas academias, atletas e principalmente eventos. Quando rola alguma coisa, não pagam bolsa e nós lutamos como profissionais”, explica.
As dificuldades enfrentadas continuam, mas não impedem que Ademir e outros atletas batalhem pelo sonho de ser um lutador renomado.
“Muitos professores que só sabem Muay Thai ou Jiu JItsu aproveitaram a explosão do MMA para abrir cursos”.
Apesar dos pontos citados, nada supera um problema enfrentado por atletas de todas as modalidades: a falta de apoio. “Temos que conciliar treino com trabalho, o que influência diretamente no rendimento”.
Intercâmbio de conhecimento
O investimento também é falho na formação dos atletas. Ademir lembra que, enquanto os americanos vieram pra cá conhecer o Jiu Jitsu brasileiro – ponto forte dos lutadores –, pouco se fez no sentido contrário. “Faltam profissionais de Luta Olímpica. Esse problema não é da Baixada Santista, mas sim do país e está nos colocando para trás no cenário mundial”.
Para nocautear esses desafios, o santista já traçou as metas dos próximos anos. “Em 2016, vou participar do reality show e pretendo trazer o troféu para a nossa cidade. Lutar mais, tanto aqui quando no exterior para, em 2017, e chegar ao UFC”, conclui.
Estamos na torcida! Para acompanhar os passos do Ademir, basta curtir a página dele no Facebook.