Doação de leite materno em Santos
Quem amamentou os filhos sabe da importância do leite materno pro crescimento e desenvolvimento na primeira infância.
Você, mulher e mãe, sabia que pode ajudar outros bebês com seu alimento sem sair de casa? Sim, e isso pode fazer uma diferença verdadeira na vida deles.
O banco de leite materno em Santos está precisando de doações.
Esse gesto de amor pode salvar vidas de bebês que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Um litro de leite doado alimenta até 10 recém-nascidos por dia!
A produção do leite depende do esvaziamento da mama, então nada de achar que, por doar leite, ficará sem para seus filhos. Pelo contrário: quanto mais sair, mais o organismo produz.
O banco de leite do Hospital Guilherme Álvaro fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão. Tel: (13) 3203-1323.
Leia também
Projeto incentiva amamentação entre mães santistas
Mas e como doar leite materno?
Toda mulher que está amamentando pode se tornar doadora. Basta ter boa saúde e não tomar medicamentos que interfiram no leite.
– O leite deve ser armazenado em pote de vidro de boca larga com tampa de plástico (de maionese ou café solúvel, por exemplo), sem rótulo nem papel dentro da tampa. Esse recipiente precisa ser esterilizado em uma panela com água e fervido por 15 minutos.
– Em seguida, escorra o vidro com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até ficar seco. Feche o frasco sem tocar na parte interna da tampa. Você pode deixar vários preparados para doar de uma vez.
– Antes de iniciar a coleta, cubra os cabelos com uma touca ou lenço. Coloque uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca.
– Lave mãos e braços até o cotovelo com água e sabão e as mamas apenas com água. Pode secar com uma toalha limpa.
– Para retirar o leite, massageie a mama com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo. Coloque o polegar acima da linha em que termina a aréola e os dedos indicador e médio abaixo da aréola. Empurre para trás em direção ao corpo e aperte o polegar até sair o leite.
Imagem: Ilustrativa
– Os primeiros jatos ou gotas devem ser desprezados. Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sob uma mesa forrada com um pano, com a abertura pra cima
– Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola
– Após terminar a coleta, feche o frasco com firmeza.
– Anote na tampa data e hora da coleta e guarde no congelador ou freezer.
– Ligue para o banco de leite para fazer a doação
O leite materno pode ficar congelado por até 10 dias. Nesse período, deve ser levado para doação.
Para tirar dúvidas sobre a coleta e a entrega do leite, ligue para o Disque Saúde – 136 ou para o próprio banco de leite do Hospital Guilherme Álvaro (o telefone está no início do post).