Cuidados para evitar (ou melhorar!) a ressaca de final de ano
Bebida alcoólica, quando ingerida com moderação, é sempre um prazer. Não é à toa que o mercado de vinhos está tão em alta nestes últimos anos. Mas se você exagerou na alegria (e na dose) neste final de ano, veja algumas dicas para melhorar a ressaca.
Nas confraternizações de encerramento do ano, amigos secretos, no natal ou no réveillon, o consumo de bebidas alcoólicas tende a aumentar consideravelmente.
É histórico e cultural que nossa sociedade celebre ingerindo bebidas como vinho, vodca e principalmente, cerveja.
Nesta mesma proporção de crescimento do consumo, sobem o índice de pessoas que exageram na dose. Resultado? R-E-S-S-A-C-A!
Quem já teve uma (ou várias!!!) sabe o quanto os sintomas são chatos. Quem nunca bebeu demais e no dia seguinte, com a cabeça latejando, jurou nunca mais beber na vida?
Devo confessar que já vivi esta situação algumas vezes e mesmo assim não perdi o gosto por um bom vinho suave (enólogos não me julguem, please!).
Pelo contrário, as bebedeiras que tive que fizeram reconhecer meus limites e controlar a quantidade pra não dar aquele vexame básico.
Mas se você decidiu extravasar, as olheiras e o inchaço podem ser alguns dos primeiros sinais a aparecer.
O chefe da Divisão de Clínica Médica do Hospital Ana Costa, Dr. Waldimir Carollo, explica: “Os sintomas mais comuns de uma ressaca alcoólica aguda são: dor de cabeça, mal estar geral, enjôo seguido de vômitos, letargia, diarréia, sensibilidade aumentada à luz e som, aumento da diurese e desidratação”.
O especialista explica que a ressaca é uma intoxicação aguda do organismo provocada por toxinas liberadas na filtragem do álcool pelo fígado.
Veja abaixo algumas dicas para passar mais tranquilamente por esse período pós exagero:
– Não evite o vômito e a diarréia. Esta é a maneira do organismo eliminar o álcool naturalmente.
– Beba bastante água ou sucos de frutas naturais
– Tome um antiácido
– Prefira refeições leves, que possuam quantidades maiores de sal, potássio, açúcares e vitamina B como as carnes, frutas, leite e queijos
Se você já sabe, premeditadamente, que irá exagerar ou que isso será inevitável, algumas dicas também te ajudarão a amenizar os sintomas:
– Coma uma refeição gordurosa e com carboidratos antes de beber. A gordura forma uma barreira mucosa no estomago, que atrasa a absorção do álcool. Os carboidratos fornecem açúcares que o álcool tende a esgotar.
– Opte por bebidas mais claras. Quanto mais escura é a bebida pior é a ressaca. Não misture classes diferentes de bebidas.
– Beba lentamente para dar tempo ao organismo processar o álcool.
– Beba um copo de água ou suco de frutas entre as bebidas (Minha dica favorita e mais usada! Infalível!!!)
– Evite o tabaco, medicamentos ou ingestão de qualquer droga com álcool, ou seja, fumantes tendem a terem os efeitos do álcool potencializados.
Se os sintomas se intensificarem e não cessarem, corra pro hospital e procure um medico! A automedicação é sempre perigosa!
Enfim, beba com consciência de que sua companhia não irá melhorar à medida que álcool entrar. Muito pelo contrário, a maioria das pessoas que exagera fica chata. Alias, vexames e gente caindo de bêbada está tão ultrapassado! Alias só em Hollywood dá tudo certo no final. A vida real pode ter um final bem menos glamuroso.
Boa comemoração!
Fonte: Hospital Ana Costa