Vacinação de HPV para meninos em Santos
A vacina contra o HPV, que antes era aplicada somente em meninas de 9 a 13 anos, agora também faz parte da carteirinha de vacinação dos meninos.
Essa mudança é uma decisão do Ministério da Saúde.
Inicialmente, os garotos de 12 e 13 anos passam a tomar o medicamento, mas o objetivo é expandir essa idade para 11 e 12 anos, em 2018; 10 e 11 anos, em 2019 e 9 e 10 anos em 2020.
Imagem: Divulgação/Francisco Arrais
Aqui em Santos, a campanha de vacinação já começou. O esquema é de duas doses, com intervalo de seis meses e as vacinas ficam disponíveis durante o ano inteiro na rede municipal de saúde.
Também serão vacinados garotos de 9 a 26 anos que sejam portadores do vírus do HIV/AIDS, mediante prescrição médica. Para esse grupo, serão três doses, com intervalo de dois a seis meses, após a primeira.
Leia também
Vacinação para viajantes em Santos
Mudança
A justificativa para a inclusão dos meninos, segundo o Ministério da Saúde, é a contribuição para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que possibilita a diminuição da circulação do vírus na população.
Para os meninos, a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais.
Meningite C
Além da vacinação de HPV para meninos em Santos, as policlínicas também já iniciaram a imunização de adolescentes de 12 e 13 anos contra a meningite C.
O esquema vacinal será feito com reforço ou dose única, dependendo da situação.