Seu condomínio está preparado para o fim do sinal analógico de TV?
A partir de 29 de novembro de 2017, o sinal analógico de TV deixa de existir na Baixada Santista.
Em outras palavras, caso o seu televisor seja mais antigo, é preciso providenciar um conversor de sinal e, em qualquer caso, uma antena específica para trabalhar a nova frequência.
Nós já falamos sobre todo esse processo aqui no Juicy Santos, mas com a aproximação da data efetiva do desligamento, muita gente nos procurou com uma dúvida.
Como o procedimento funciona em condomínios?
Uma pergunta pertinente. Afinal de contas, os condôminos não têm acesso à antena do prédio e não podem ter uma exclusiva.
Para te ajudar, a nossa reportagem entrou em contato com a equipe da Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração de sinal em todo o Brasil. E eles nos deram o passo a passo que síndicos e administradores de condomínios devem seguir nos próximos meses.
Dá uma olhada e qualquer coisa compartilha esse post para a galera do seu prédio!
Verificar a antena coletiva
O primeiro passo é verificar a antena de distribuição do prédio. Para captar o sinal, o equipamento deve ser digital e estar apontado para a torre de transmissão. O conselho é pedir ajuda para profissionais e, assim, garantir que a distribuição do sinal seja adequada em todo o condomínio.
TV preparada
Depois que tudo estiver perfeito no condomínio, vem a questão: como estão as coisas na sua casa?
Os aparelhos de TV precisam de preparação para receber o novo sinal. Quem comprou televisor recentemente não precisa se preocupar, mas caso o aparelho seja mais antigo – fabricado até 2010 –, é necessário adquirir um conversor digital. Os aparelhos são vendidos online, em lojas de utilidades domésticas (como Multicoisas) ou em hipermercados, como Extra e Carrefour, e custam, em média, R$ 80.
Busca de canais
Essa outra etapa também é importante. O sindico pode ter agilizado tudo no condomínio e a sua TV estar prontinha para o novo sinal, mas mesmo assim, continuar assistindo aos canais analógicos.
O motivo? Os canais digitais não aparecem automaticamente nos televisores. A busca dos canais é um processo indispensável. Para fazê-lo, basta acessar o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor; e procurar a opção que mais se assemelha a “busca de canais” (em alguns televisores chama-se busca automática, em outros o nome é ressintonia ou programação de canais); e seguir as orientações da tela.
Todos os canais digitais disponíveis serão encontrados e você terá imagem e som com qualidade de cinema.
Antena digital gratuita
Também é responsabilidade da Seja Digital, entidade criada por determinação da Anatel, garantir que a população tenha acesso à TV digital.
Além de explicar o funcionamento do processo, como foi feito para o Juicy Santos, eles também devem distribuir kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.
Então, se você é beneficiado, não precisa se preocupar em comprar nada.
Basta acessar o site ou ligar para 147 e ter o NIS em mãos. Se o seu nome estiver na lista, você escolhe um dia, horário e local para retirar o seu kit (antena digital, conversor, controle remoto, cabos e pilhas) gratuitamente.
Se não estiver na lista, ainda é possível pedir orientação sobre o que deve ser feito.