Cadastro biométrico na Baixada Santista
Em 2018, teremos eleições para Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais.
Enquanto os candidatos não são divulgados e começamos a pesquisar as melhores escolhas a serem tomadas na urna, uma questão tem levantado dúvidas entre os eleitores de todo o país: a biometria.
Afinal…
Tem que cadastrar?
Como vai funcionar o sistema?
O que acontece se não for feito?
É verdade que quem não tiver tem que pagar multa?
Qual motivo dessa novidade?
Se você também está em dúvida, relaxa que o Juicy Santos vai te explicar detalhadamente como o processo vai acontecer aqui em Santos e em toda a região.
Imagem: Reprodução
Cadastro biométrico na Baixada Santista
Mais de 50% dos eleitores em todo o país ainda não fizeram o cadastro biométrico. Aqui na nossa região, o número chega a apenas 15% de 1,3 milhão de votantes.
Se você é um deles e quer mudar a situação, é bem simples: basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e agendar o serviço no cartório eleitoral da sua cidade.
No dia do atendimento, tem que levar o título de eleitor, comprovante de residência (com, no máximo, 3 meses de emissão) e um documento oficial com foto. O serviço demora, em média, 20 minutos, tempo necessário para cadastrar a biometria de todos os dedos das mãos, fazer a assinatura digital e atualização da foto digital.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, em horário comercial e apenas com agendamento.
E o boato de Whatsapp que está rolando e diz que os eleitores que não se cadastrarem vão pagar multa de R$ 150? O Tribunal Superior Eleitoral já afirmou que a notícia é falsa! Também não causa suspensão de RG, CPF, CNH, passaporte ou título eleitoral.
O que vai acontecer: quem perder o prazo vai receber uma convocação da Justiça Eleitoral e precisa cumprir a solicitação. Se não a fizer, pode ter o título cancelado, mas isso só ocorrerá em ultimo caso, se ele deixar de atender aos chamados da Justiça Eleitoral.
Se não atender a nenhuma das convocações da Justiça Eleitoral e tiver o título cancelado, o eleitor pode ficar sujeito a algumas penalidades, como não poder participar de concursos ou cargos públicos, tirar documentos e certidões, obter empréstimos públicos ou participar de licitações governamentais.
Ainda não há prazo definitivo para o alcance de 100% dos cadastros, mas a coleta para o período que antecede as eleições termina em março de 2018.
Cartórios eleitorais da Baixada Santista
Cubatão (119ª Zona Eleitoral)
Rua Bahia, 67, Vila PaulistaItanhaém e Mongaguá (189ª Zona Eleitoral)
Rua Professora Dinorah Cruz, 71, Centro, ItanhaémPeruíbe (295ª Zona Eleitoral)
Rua dos Pescadores, 85, CentroGuarujá (212ª Zona Eleitoral)
Rua Washington, 473, Vila MaiaGuarujá (310ª Zona Eleitoral)
Av. Santos Dumont, 689, Sitio PaecaráSão Vicente (177ª Zona Eleitoral)
Av. Presidente Wilson, 884, GonzaguinhaSão Vicente (340ª Zona Eleitoral)
Rua Santa Cruz, 110, CentroPraia Grande (317ª Zona Eleitoral)
Av. Guilhermina, 267 – Térreo, Jardim GuilherminaPraia Grande (406ª Zona Eleitoral)
Av. Dr. Vicente de Carvalho, 220 e 230, Cidade OcianSantos (118ª Zona Eleitoral)
Rua Amador Bueno, 63, CentroSantos e Bertioga (272ª Zona Eleitoral)
Rua Vereador Henrique Soler, 279, Ponta da PraiaSantos (273ª Zona Eleitoral)
Av. Bernardino de Campos, 99, Campo Grande
Para evitar problemas, confira no momento do agendamento para qual zona eleitoral você é direcionado, chegue no horário e leve todos os documentos necessários.