Scrapbooking em Santos
Desde criança, eu gostava de recortar, colar, colorir. Minhas agendas na época de adolescente eram todas decoradas, com embalagens de bombons que havia ganhado, flores secas, ingressos de teatro que tinha ido ver, adesivos, enfim, uma agenda pra lá de gorda de tanta coisa que tinha dentro. A adolescência passou, mas o gosto por recortes, adesivos, papéis coloridos, carimbos, lápis de cor, entre outras coisas decorativas não passou. Foi então que descobri o scrapbooking.
A palavra vem do inglês, scrap = retalho. É a arte de criar trabalhos com o uso de fotos, papéis decorativos, etiquetas, adesivos, carimbos entre outros itens. Quando ouvimos a palavra “scrapbooking” pela primeira vez, muitas perguntas são geradas com relação a esta arte. Mas no momento em que você vê um projeto de scrapbook completo, nenhuma explicação adicional é necessária.
De um modo geral, scrapbook (a colagem) ou scrapbooking (a arte de fazer a colagem) é a arte de decorar álbuns fotográficos. Porém pode-se usar esta técnica também para fazer convites de aniversários, casamentos, chá de panela, cartões de aniversário, Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados; agendas; calendários de parede ou de mesa; marcadores de livro; minilivros; livros de honra; caixas; lembrancinhas e tudo que sua imaginação permitir.
Os Livros de Honra, aqueles livros que as noivas gostam de colocar em seus casamentos para os convidados deixarem mensagens, ficam lindos quando feitos com a arte de scrapbooking. Eu fiz alguns em que coloquei fotos dos convidados espalhadas por todo o livro que foram um sucesso!
A arte de scrapbook teve origem na Alemanha, passando então para Inglaterra. No século XVII, havia um tipo de “álbum” chamado de Commonplace Books, onde as pessoas escreviam poemas e anotações; esses diários eram feitos à mão. Outro tipo interessante era o “álbum dos amigos”, nesse “álbum” havia pensamentos e recordações, sendo costume na época colecionar cabelos dos amigos como lembrança.
Nos Estados Unidos, a arte do scrapbook chegou há mais de cem anos, desenvolvendo-se principalmente no norte da América, em regiões como Salt Lake City, em Utah, onde se concentram muitas famílias da religião mórmon.
O scrapbooking surgiu como um hobby quando as pessoas viram a necessidade de preservar memórias estimadas e fotografias com materiais sem acidez (acid-free) e métodos seguros para as fotos. Em países como Inglaterra e Austrália, mas principalmente nos EUA, scrapbooking é uma arte expressiva que mostra fotos e recordações de uma forma segura e criativa em álbuns. Com o cuidado de usar papéis, colas, canetas e outros produtos livres de ácido, as páginas são decoradas com vários tipos de acessórios e textos/ histórias.
A dificuldade inicial que encontrei quando comecei foi encontrar materiais. Iniciei em 2005 e não havia nada aqui em Santos. Busquei na internet e achei algumas lojas online, mas eu queria ver os papéis, pegar na mão, olhar de perto os carimbos, mas era muito difícil.
A primeira loja que encontrei em Santos foi a Gifts and Cards no Shopping Praiamar. Lá encontrei uma quantidade pequena de materiais, mas já dava pra ter uma ideia e começar produzindo algumas coisas. Com a prática, as ideias começam a brotar e a gente vai improvisando muito com restos de materiais que temos em casa mesmo. Até revistas velhas podem render um bom projeto.
Durante muito tempo fiquei fazendo meus projetos com materiais que achava nas lojas online, nas feiras que eram feitas em SP, fuçando muito. Em 2010 a Proplastik começou a trabalhar com materiais para scrap, mas ainda em pequena escala.
Mas, pra quem não tem lojas especializadas em sua cidade, existem lojas muito confiáveis e que possuem uma variedade enorme de materiais que depois de comprados são entregues no conforto da sua casa. Entre as muitas que existem, eu indico a Scrap Sampa, a Scrap Center, a Oficina do Papel, a Loja do Papel, a Casa da Arte. Eles entregam direitinho, bem embalados e chega bem rápido. O que tem a melhor entrega, opções e embalagem é o Scrap Center.
O Youtube dispõe de uma gama imensa de vídeos sobre o assunto. São vídeos em todas as línguas, com idéias incríveis pra você executar. Também existem as revistas que encontramos nas bancas de jornais que são ótimas e trazem sempre o que há de mais moderno.
Texto por Gi Prado