Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Sabia que Santos ganhou um pomar urbano no meio da Pompeia?

Programa Santos Sustentável já plantou cerca de 1.700 árvores novas de março a agosto de 2025

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você costuma passar pelas ruas de Santos e sente falta de ver mais natureza em meio ao concreto, vou te contar que a cidade está colocando em prática um plano de ter mais árvores frutíferas por aí.

A Praça Benedito Calixto, na Pompeia, acaba de receber mais um pomar urbano. Este espaço promete trazer mais vida, sombra e, quem sabe, frutas direto do pé no futuro. As mudas já estão na terra. Agora, é só esperar o tempo das coisas.

www.juicysantos.com.br - Sabia que Santos terá um pomar urbano no meio da Pompeia?

Essa não é a única área da cidade que está ganhando mais área verde. A iniciativa faz parte do programa Santos Sustentável, que tem uma série de metas e iniciativas para aumentar a conexão com a natureza e o desenvolvimento caminhando junto com a sustentabilidade.

Desde março de 2025, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sema) já colocou mais de 1,7 mil novas árvores nas vias santistas.

Como funciona o novo pomar urbano de Santos?

A novidade na Praça Benedito Calixto ainda está no começo, com a plantação de mudas de árvores frutíferas, de espécies como goiaba, acerola, pitanga e jabuticaba, entre outras.

A proposta é que, com o passar do tempo, essas árvores possam oferecer frutos frescos para quem circula por ali.

O local escolhido para o novo pomar, segundo a prefeitura, foi pensado estrategicamente para ampliar a cobertura vegetal. Também visa trazer mais sombra e beneficiar bastante quem passa pela região no calor do verão santista. A implantação das mudas faz parte de um planejamento maior. Isso inclui cuidados com a irrigação, acompanhamento técnico e ações de educação ambiental, para garantir que as árvores cresçam fortes e saudáveis.

www.juicysantos.com.br - Sabia que Santos terá um pomar urbano no meio da Pompeia?Fotos: Raimundo Rosa/PMS

Esse pomar integra um programa municipal voltado à ampliação das áreas verdes em bairros residenciais e também próximos de vias de grande circulação. A comunidade é incentivada a participar da preservação, seja respeitando as mudas, acompanhando o desenvolvimento das árvores ou aproveitando os frutos de forma consciente.

Agora, queremos ver esse espaço florindo (literalmente) e se tornando parte do nosso dia a dia, com frutas e sombra disponíveis o ano todo.

Pomares urbanos são tendência nas cidades do Brasil

A ideia de plantar árvores frutíferas em ambientes urbanos não é exatamente nova, mas ganhou força nos últimos anos com os debates sobre a ligação entre meio ambiente e qualidade de vida. Um pomar urbano oferece não só frutas para a população, mas contribui para o equilíbrio ambiental. Os conjuntos de árovres ajudam a combater ilhas de calor nas cidades mais densamente povoadas – exatamente como é o caso de Santos.

Eles também funcionam como espaços educativos e de convívio, estimulando a coleta responsável e a alimentação saudável. Alguns exemplos de cidades brasileiras que investem nessa prática são Belo Horizonte e São Paulo, que já contam com pomares urbanos em diferentes bairros para incentivar o verde nas comunidades.

E, além de fazer uma mudança visual, essas árvores ajudam a resgatar parte da memória afetiva dos espaços públicos e valorizam a biodiversidade regional. Quando bem cuidados, pomares urbanos viram pontos de encontro da comunidade ou do bairro.