Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Quer aprender a arte drag? Márcia Pantera e Shey Lona ensinam

Brilha que é sua vez! Duas lendas da cena drag tem levam Do Teatro ao Bate-Cabelo

Tempo de leitura: 4 minutos

O universo drag vem conquistando cada vez mais espaço na cena cultural brasileira. Agora, quem sempre quis entrar nesse universo tem a oportunidade de explorar essa arte com duas referências do segmento. Isso porque abriram inscrições para o curso Do Teatro ao Bate Cabelo com Márcia Pantera e Shey Lona. Esse projeto formativo online é para quem sempre quis experimentar a potência das performances ou entender mais sobre a representatividade do movimento. Ou, simplesmente, dar os primeiros passos no universo das drags.

Com quatro encontros virtuais e ao vivo, o curso promete uma vivência que mescla história, técnica e prática. É conduzido pela trajetória e experiência de Shey Lona e Márcia Pantera, duas artistas que acumulam décadas de atuação na arte drag. E o melhor: tudo 100% online. Assim, você pode participar de onde quiser.

As datas são quintas-feiras, dias 16, 23, 30 de outubro e 6 de novembro, das 19 às 20h30.

www.juicysantos.com.br - Quer aprender sobre a cultura drag Márcia Pantera e Shey Lona vão ensinar

História, arte e empoderamento: por que a linguagem drag importa

A cultura drag é, há décadas, um importante movimento de expressão artística e política, não apenas dentro da comunidade LGBTQIA+. Mas também como forma de provocar reflexões sobre identidade e diversidade na sociedade. Performances de drag queens ganharam projeção nos palcos brasileiros desde a redemocratização. Nos últimos anos, o interesse por oficinas e cursos dedicados ao tema cresceu, especialmente com a popularidade de programas como “RuPaul’s Drag Race”. Esse programa estimulou o surgimento de novas artistas e novos públicos em diferentes regiões do país.

Na Baixada Santista, essa movimentação encontra eco tanto nos eventos realizados durante o mês do orgulho LGBTQIA+. Quanto nas festas independentes e projetos culturais. Iniciativas voltadas à formação, como Do Teatro ao Bate Cabelo, ajudam a aproximar a arte drag de quem deseja aprender, seja por curiosidade ou pela intenção de criar seus próprios números de performance. Além de valorizar a diversidade artística regional, essas ações colaboram para ampliar o diálogo e combater o preconceito.

O que vai rolar nas aulas de drag com Márcia Pantera e Shey Lona

A estrutura do curso é para quem nunca teve contato profissional com a linguagem drag. Quem quer vivenciar, passo a passo, o processo de criação de um número autoral. Ao longo de quatro semanas, as aulas abordam não só a história da arte drag, mas também elementos de expressão corporal, construção da persona, maquiagem, figurino e técnicas performáticas. Técnicas como o lendário “bate-cabelo”, criado por Márcia Pantera nos anos 1980 e hoje referência no universo drag mundial.

O diferencial deste curso é a combinação entre teoria e prática, com orientações ao vivo e momentos de troca entre as participantes. As professoras são verdadeiras potências: Shey Lona, com seu histórico de multiartista, educadora e idealizadora do Drag Queen Curso, traz sua bagagem de mais de 25 anos de experiência em teatro, dança e circo. Já Márcia Pantera, pioneira da cena drag brasileira, foi a primeira drag queen do país a estampar uma capa de revista. Além de encabeçar performances marcantes e ser referência em criatividade, técnica e ativismo.

O foco está em criar um ambiente seguro para quem quer descobrir sua própria voz artística, independentemente de gênero ou experiência anterior. O curso é aberto para todos os públicos adultos, inclusive para quem nunca pisou em um palco, mas sonha em, um dia, soltar o glitter, colocar o salto e se jogar na performance.

Para se inscrever, é só preencher o cadastro. O valor do investimento é R$ 379.

TAGs

curso drag lgbt

Avatar
Texto por

Contato