Ouça Moç, o grito de liberdade do rap caiçara
Quem são os meninos da luz verde? Quem é Moç? Que som é esse? Você vai descobrir agora um grupo que está despontando e fazendo a revolução do rap da Baixada Santista.
Que a região impõe respeito quando se fala de rap, isso talvez você já saiba. Mas as revoluções não param. Por isso, surge Moç em 2017 para sacudir a cena local.
Izzi e Leal não são só uma banda. Trata-se de um estilo de vida que se espalhou pelas ruas e corações caiçaras.
Moç não é só uma palavra, é liberdade, caos, harmonia, loucura e reflexão
Tudo começou por acaso, com um erro de digitação no Facebook em 2013. Mas isso logo se transformou em símbolo de autenticidade e rebeldia.
De lá pra cá, mergulharam no underground, absorveram influências e construíram uma sonoridade única. Em 2018, o nome Moç se tornou sinônimo de shows eletrizantes, sempre marcados pela iluminação verde que iluminava a plateia.
E, com um sapo como mascote, simbolizando resiliência, o grupo conquistou seguidores que levaram a vibe Moç pra vida. Até rolou tatuagem de fã pra mostrar pro mundo essa devoção.
O rap caiçara vive demais
O ponto alto veio em 2019 com o lançamento do Moç EP, produzido pelo DJ Mu540, que catapultou o grupo ao topo do rap na Baixada.
De finalistas no Festival da Juventude a shows épicos no Sesc e na praça do BNH, o Moç mostrou que veio pra ficar. Além disso, a Moç Party virou evento obrigatório na cena underground, atraindo multidões e espalhando a vibe verde pelas ruas de Santos.
Mas o Moç não parou na música. Criaram o selo Frog Prod, lançando talentos como Thamy Iannuzzi e Keruvi. Em seguida, transformaram seu estúdio, o Moç Stu, em um verdadeiro hub de criatividade. Até um projeto social no Morro do Saboó saiu do papel, ensinando rimas pra criançada.
Criatividade à flor da pele
Em 2020, mesmo com a pandemia, o Moç manteve a chama acesa com eventos íntimos e lançou sua própria marca de roupas, consolidando ainda mais sua presença. Depois de um breve hiato, em 2023, o grupo voltou com tudo como mentores de novos talentos no projeto Garimpando Esmeraldas.
Moç não é apenas um grupo de rap. É um movimento, uma filosofia e uma prova de que a autenticidade e a paixão podem transformar vidas e deixar uma marca na história da cultura local.
Ouça Moç no Spotify
Leia também
Batalha da Caixa Preta lança a braba em Cubatão