Farmácia Pública Veterinária de Santos: saiba como vai funcionar o projeto
Sabe aquela preocupação quando o seu companheiro de quatro patas precisa de um remédio e a gente se pergunta como vai fazer? Pois bem, a cidade vai dar mais um passo para tornar essa realidade mais leve e acessível. O Programa Farmácia Pública Veterinária de Santos vem aí para fornecer medicamentos gratuitos para tutores de baixa renda da cidade.
A partir de um projeto de lei do vereador Benedito Furtado (PSB), o programa nasceu da constatação de que muitos donos de animais na cidade enfrentam dificuldades financeiras para adquirir os medicamentos necessários para seus pets. Infelizmente, esse desafio pode levar a óbitos precoces.
Como vai funcionar a Farmácia Pública Veterinária de Santos
A Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) vai operacionalizar o programa. A ideia é que as famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional que possuam animais de estimação tenham acesso aos medicamentos mediante uma receita médica emitida após consulta em alguma unidade da Codevida.
É importante saber que o fornecimento dos remédios depende da disponibilidade do órgão e das limitações orçamentárias, seguindo sempre critérios técnicos para garantir eficácia e transparência.
E, para que mais gente possa aproveitar o benefício, o programa também vai incentivar a doação de remédios por estabelecimentos comerciais e industriais do setor veterinário. Além disso, medicações de apreensões de órgãos municipais, estaduais ou federais e que estiverem em boas condições de uso também poderão ir para a farmácia veterinária municipal.
A própria Codevida tem condições de adquirir medicamentos com recursos do município, através de doações de órgãos públicos e privados, emendas parlamentares e projetos de patrocínio.
Ei, vem fazer parte do nosso grupo do Juicy Santos no Whatsapp
E a grande pergunta: já está em vigor?
Ainda não, pessoal, mas a boa notícia é que o pontapé inicial já começou. A Prefeitura de Santos informou a veículos de imprensa locais que a administração tem um prazo de 45 dias a partir da sanção da lei (que aconteceu no dia 24 de março de 2025) para se adequar às exigências legais e regulamentar o serviço.
Santos já conta com unidades da Codevida nos bairros Jabaquara, Jardim Botânico, Caruara e Monte Cabrão, além de uma quinta unidade a ser inaugurada na região dos morros e o tão aguardado Hospital Público Veterinário, com previsão de inauguração para o segundo semestre de 2025.
Vale lembrar que essa não é a primeira iniciativa do tipo no Brasil. A cidade de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, já inaugurou a primeira farmácia veterinária gratuita do país, oferecendo uma variedade de medicamentos básicos para a população.