Clique aqui e confira também nosso tema da semana

EcoFaxina abre inscrições para formação em voluntariado em Santos

Inscrições vão até dia 22 de fevereiro e não é preciso ter experiência na área ambiental

Tempo de leitura: 4 minutos

Morar na Baixada Santista é ter o privilégio de viver cercada ou cercada por uma natureza única. Mas você já pensou em ir além de admirar e, de fato, agir para protegê-la? Se você sempre quis atuar na linha de frente da conservação ambiental, a chance chegou. O Instituto EcoFaxina, referência há quase duas décadas na nossa região, acaba de abrir vagas para a Brigada EcoFaxina.

Essa formação gratuita e completa vai treinar quem quer transformar a vontade de ajudar em impacto real nos nossos mangues e praias. E não precisa ter experiência prévia para participar.

www.juicysantos.com.br - EcoFaxina abre inscrições para formação em voluntariado em SantosFotos: divulgação/Instituto Ecofaxina

Como funciona a Brigada Ecofaxina?

O programa é composto por diferentes trilhas, que vão desde ciência cidadã e mobilização social até comunicação institucional. Ou seja, além de limpar mangues e praias, tem espaço para se aprofundar sobre o funcionamento de uma ONG.

É possível aprender como se comunicar sobre meio ambiente e, claro, atuar em campo quando bater aquela vontade de sair da teoria para a prática. Ao longo de até 10 meses, os participantes vão poder viver de perto o dia a dia do Instituto EcoFaxina. Além disso, vão mergulhar em experiências que não costumam aparecer na sala de aula.

Por que iniciativas ambientais fazem sentido no litoral de SP?

A Baixada Santista sempre teve uma ligação forte com o mar, os mangues e toda a biodiversidade dos ecossistemas costeiros. Mas nem tudo é só beleza. Segundo o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a região ainda enfrenta grandes desafios relacionados à destinação de resíduos sólidos e à poluição plástica. A quantidade de lixo que acaba nos rios e nas praias prejudica não apenas o meio ambiente, mas também a saúde pública. O turismo local depende diretamente do equilíbrio ecológico para continuar atraindo visitantes e fomentar a economia da região.

Instituições como o Instituto EcoFaxina atuam diretamente no enfrentamento desse cenário. Dados da própria instituição mostram que, apenas em 2023, mais de 5 toneladas de resíduos foram retirados de áreas naturais em operações coordenadas pela ONG junto com voluntários. Isso ocorreu em diversas ações organizadas no decorrer do ano. Ações como essas não servem só para limpar, mas também para gerar conhecimento e engajar as comunidades. Elas mostram que cada um pode fazer a diferença quando o assunto é cuidar dos ambientes costeiros.

www.juicysantos.com.br - EcoFaxina abre inscrições para formação em voluntariado em Santos

Colocando a mão na massa (ou no mangue)

O programa lançado este ano pelo Instituto EcoFaxina oferece caminhos diferentes para quem quer atuar no voluntariado ambiental, reconhecendo que cada pessoa pode contribuir de acordo com seus interesses e habilidades.

A chamada pública está aberta até 22 de fevereiro – e não é preciso comprovar experiência prévia ou fazer parte de alguma universidade para se inscrever.

São várias trilhas, incluindo:

  • ciência cidadã (para quem gosta de pesquisa e coleta de dados)
  • comunicação e mobilização social
  • reciclagem, gestão de resíduos
  • transparência administrativa.

Os encontros acontecem principalmente de forma online, o que facilita a participação de pessoas de toda a região. Em algumas trilhas, haverá atividades em campo. Ou seja, serão oportunidades únicas de aprender enquanto faz a diferença nas áreas naturais de Santos e das cidades vizinhas.

www.juicysantos.com.br - EcoFaxina abre inscrições para formação em voluntariado em Santos

Durante a formação, quem participa da Brigada EcoFaxina terá contato com teorias atualizadas, atividades orientadas e vivências práticas. Além disso, irá desenvolver competências como trabalho em equipe, organização de dados, planejamento de ações e produção de conteúdos para redes sociais e eventos ambientais. Ao final, todos recebem um certificado com registro de carga horária. Isso é excelente para quem busca atividades extracurriculares, estágio ou quer turbinar o currículo.

Podem participar jovens e adultos, sem necessidade de experiência ou formação prévia.

Inscreva-se aqui até o dia 22 de fevereiro no Brigada Ecofaxina