Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Restauração de móveis antigos em Santos

Quem passa pela Rua Silva Jardim mal percebe a quantidade de preciosidades que estão ali no entorno. Preciosidades feitas de diferentes tipos de metal e madeira. Mas, nessas andanças procurando restauração de móveis antigos em Santos, a maior raridade que achei foi a história de Lucas e sua família.

Mês passado eu estava em busca de alguém aqui em Santos para fazer um trabalho para mim: havia recém comprado um par de criados-mudos antigos, numa compra de oportunidade.

No meio da saga da reforma e decoração do meu apartamento surge o desafio de conseguir mais este fornecedor – dessa vez mais específico pois reformar antiguidades não é tão simples. Quem lê o Juicy Santos sabe que tenho uma queda enorme por vintage e por decoração.

Sugestões para você

Coloquei uma pergunta no meu Facebook pedindo recomendações e cheguei a alguns nomes. A frase recorrente foi: “Procure o Lucas, da La Butaca”. Troquei algumas mensagens com ele pelo Facebook e já senti firmeza por conta das perguntas, respostas rápidas e orçamento factível. Marquei de levar as peças para ele ver pessoalmente e começamos uma longa conversa.

Existe tanta história nessa cidade que você vai simplesmente reformar seus móveis e volta pra casa carregada de inspiração.

La Butaca é uma empresa familiar onde trabalham o Lucas e seus pais. Com aquele atendimento caloroso e conversa boa fui aos poucos entendendo o porquê de tanto capricho.

Lucas e o patriarca Paulo Ramos se dedicam à arte de dar uma vida nova a um móvel cujo tempo parece ter levado sua vontade de servir.

Paulo fundou a La Butaca Restauração em 2005, dedicado a reforma de móveis, garimpo e criação de objetos. Lucas sempre acompanhou os passos do pai, ficando na oficina como aprendiz. Anos depois pai e filho trabalhavam lado a lado.

Enquanto Paulo fez uma transição de carreira, o Lucas descobriu o que queria: ser um artesão de ponta. Descobriu sua profissão e vocação, se especializou na área, e se formou em design de interiores.

A história ficou ainda mais linda quando descobri qual era a profissão anterior do Paulo: ele trabalhou décadas na recuperação de dependentes químicos e seus familiares. Ou seja, a maior lição que ficou foi que tudo e todos tem o seu valor. Lucas e sua família tem um propósito muito claro: recuperar o valor daqueles e daquilo que se perdeu com o tempo.

Atualmente a família trabalha nas seguintes frentes: restauração, venda de móveis e peças antigas, laqueação, pátina provençal e também aluguel de mobiliário para festas e cenografia.

A parte de laqueação e restauração me encantou muito pois é um trabalho que demanda um mega acabamento. Por isso eu queria conhecer a fundo o ateliê deles e todo o processo de como cuidariam das minhas peças. Fiquei tão curiosa com a complexidade e o cuidado do Lucas que pedi pra ele fotografar tudo. E claro, depois que conheci toda essa história também quis registrar essa família incrível aqui no Juicy Santos.

Chinapz, Paulo Ramos e Lucas - os artesãos.Chinapz – o cachorro adotado, Paulo Ramos e Lucas – uma família de artesãos.

Os móveis que o Lucas laqueou pra mim

Foram dois criados mudos que comprei do porteiro do meu prédio. Valeram super a pena pelo preço mas estavam bem detonadinhos. Eu queria transformá-los em algo novo que combinassem com o que planejo fazer com meu quarto.

Inicialmente pensei em uma cor diferente, mas optei pela neutralidade. Mas também não queria usar branco e acabei escolhendo a cor Diamante Bruto, um cinza bem clarinho que parece a com a cor da parede do resto da minha casa. Por mais que estejam em ambientes diferentes gosto de ter uma coerência nas cores de toda a casa.

O Lucas explicou que a laqueação demandaria oito passos, que são

  • Recuperar o que está fisicamente danificado no móvel (pés bambos, placas descolando…)
  • Lixamento
  • Massa para regularização da superfície
  • Lixa e fundo primer, para deixar bem liso
  • Mais uma etapa de correção de irregularidades – não adianta, a laca é cruel pra mostrar os defeitos
  • Pintura com pistola, o mesmo procedimento e materiais de pintura automotiva
  • Aplicação da laca nitrocelulose
  • Polimento com massa de polir

Além dessas etapas, no caso dos meus criados mudos tínhamos os puxadores que precisaram passar por polimento no esmeril e as gavetas que precisaram ser seladas e enceradas.

Ufa! Quando a gente olha tudo pronto nem parece que deu tanto trabalho assim. Mas as imagens provam: QUE TRAMPO!

restauracao-de-moveis-criados-mudosPrimeira etapa: recuperar o que está danificado – no caso desta peça havia um pé quebrado e as folhas do tampo estavam muito secas.

etapa-da-laqueacao-de-moveis
Lixamento pra regularizar tudo.

etapa-da-laqueacao-de-moveis2As camadas de massa e o primer para deixar o mais liso e impecável.

O resultado – antes e depois da laqueação

Antes e depois laqueaçãoEu simplesmente AMEI!

Resgatar o valor das coisas é algo que me encanta e é algo que pretendo fazer com outros móveis agora que conheci a La Butaca. Estou MUITO feliz por ter achado aqui em Santos um parceiro tão caprichoso pra executar meus sonhos em decoração.

Pra quem quiser contactar o Lucas na La Butaca coloquei os contatos abaixo.

No Facebook e Instagram eles postam fotos dos últimos projetos deles e oportunidades de venda.

La Butaca – Restauração e laqueação de móveis

Av Washington Luis 96
Tel: (13) 99190-3036 e (13)98106-3606

E-mail: [email protected]

Ludmilla Rossi
Texto por