Clique aqui e confira também nosso tema da semana

O poder da iluminação na decoração da casa

Um projeto de iluminação bem feito faz toda a diferença!

A percepção de que uma decoração é linda acontece por um conjunto de fatores que, se bem definidos, fazem com que o espaço agrade a todos.

Uma das características mais importantes e que tem o poder de enaltecer ou prejudicar completamente a decoração de um ambiente é a iluminação. Tudo precisa ser analisado: desde a escolha da lâmpada até a escolha das luminárias.

Nesse post, darei dicas importantes para você começar a pensar e entender mais sobre a iluminação da sua casa! Porém, não esqueça: conte sempre com a ajuda de um profissional.

www.juicysantos.com.br - iluminação na casaComo seria um bom projeto de iluminação?

Um bom projeto de iluminação deve estar de acordo com o projeto arquitetônico de cada ambiente.

Ele deve considerar sempre o uso e as atividades de cada espaço, pois para cada local o efeito e a intensidade da luz tem uma função diferente.

Na cozinha, por exemplo, precisamos de uma iluminação geral e que não dê sombras para prepararmos nossas refeições. No quarto, onde descansamos no final do dia, não podemos ter luz em excesso e nem uma iluminação direta que atrapalhe a vista enquanto estivermos deitados.

Portanto, os cômodos devem ter iluminações diferentes e especiais para não prejudicar cada uma dessas atividades.

www.juicysantos.com.br - decoração iluminação

Todo projeto luminotécnico também deve visar à economia. Atualmente, no mercado, existem diversos modelos de lâmpadas extremamente econômicas e sustentáveis. Os modelos em LED são um bom exemplo, com vida útil muito longa. Pensar nesses detalhes e optar por essas caraterísticas diminuem muito o custo de manutenção.

Luz branca ou luz amarela? Como escolher?

www.juicysantos.com.br - dicas de iluminação em casa

A cor da luz tem influência direta na saúde das pessoas. Bem escolhida, se torna uma grande aliada para o bem-estar dos seus usuários. É importante ressaltar que a cor da luz não tem influência direta no gasto de energia: o que determina o gasto é a potência das lâmpadas.

Luz amarela: Traz aconchego e conforto aos cômodos. É indicada para os quartos, salas e áreas de estar em geral. A luz amarela estimula o descanso.

Luz branca: Conhecida também como luz fria, é estimulante e indicada para os ambientes de trabalho, escritórios e também para cozinhas e áreas de serviço.

www.juicysantos.com.br - dicas de iluminação

Para decidir qual a cor da luz a ser utilizada, pense nas atividades dos ambientes onde as lâmpadas serão instaladas. É isso que vai definir se o mais indicado é usar a luz branca ou a amarela.

Eu adoro as lâmpadas amarelas! Elas ressaltam a decoração e as cores, com um charme único, e oferecem uma sensação incrível de conforto. Se eu puder dar uma dica, optem, sempre que possível, pela luz quente!

Lâmpadas de LED

www.juicysantos.com.br - decoração iluminação com led

Mesmo já estando no mercado há algum tempo, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre as lâmpadas de LED. Separei em tópicos para explicar melhor todas as vantagens desses modelos:

– Possuem um tempo de vida útil de 50 mil horas (em média), enquanto uma lâmpada incandescente possui 1 mil horas. Por conta de sua grande durabilidade, as lâmpadas de LED não tem necessidade de manutenção.

– São ecologicamente corretas e não precisam de um descarte especial, pois não utilizam mercúrio ou qualquer outro elemento que cause dano à natureza.

– Seu consumo é quase 90% menor do que as lâmpadas incandescentes comuns.

– Não emitem calor e, por isso, podem ser utilizadas em pendentes ou em locais próximos às pessoas e objetos.

Essas são algumas das principais vantagens das lâmpadas de LED.

O custo delas? São um pouco mais caras do que os modelos antigos. No entanto, por conta de sua grande economia de energia e também pela sua longa durabilidade, é possível recuperar o investimento em pouquíssimo tempo. No primeiro mês de uso, você já terá uma redução significativa no valor da sua conta de luz.

O que não fazer em um projeto de iluminação?

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração rafaella madeira

Antes de mudar ou fazer um novo projeto de iluminação na sua casa, é importante verificar a tensão e a fiação existente.

Se a fiação estiver em condições ruins, as lâmpadas podem queimar constantemente e o seu consumo de energia vai aumentar.

Desconfie das grandes ofertas de lâmpadas e produtos! Se forem de má qualidade, podem prejudicar toda a instalação.

Para todos os serviços realizados dentro de uma obra, é imprescindível a contratação de uma mão de obra especializada, mas, no caso da iluminação, é ainda mais importante, pois, no final, o prejuízo pode ser muito alto.