Decoração de lavabos para sair do comum
O lavabo é um espaço especial dentro de casa.
Por se tratar de um ambiente geralmente pequeno, pode parecer difícil de decora-lo, mas, na verdade, é muito simples.
Como não existe chuveiro e umidade, as possibilidades se tornam ainda maiores.
Você pode optar pela pintura para as paredes, algum revestimento diferente ou até mesmo aplicar papel de parede.
Não existe restrição! O único cuidado que você deve ter é com a quantidade de informação, as cores escolhidas e a disposição do vaso e da pia para que o espaço não pareça ainda menor e não fique com a circulação prejudicada.
Confira abaixo algumas inspirações e dicas para você montar o lavabo dos sonhos!
O cimento queimado é uma ótima opção para o lavabo.
Pra mim, a simples aplicação desse material nas paredes e até mesmo no chão e no teto, já traz a personalidade necessária ao ambiente. O mais interessante do cimento é a flexibilidade no seu uso. Na foto da esquerda, foi utilizada uma bancada de madeira com uma pegada rústica e o revestimento harmonizou perfeitamente com o estilo.
Já na foto da direita, com a bancada mais simples e a cuba preta, o lavabo ganhou uma cara industrial.
Por ser um espaço pequeno, é importante aproveitar os espaços da melhor forma. Prateleiras embaixo da bancada da pia podem ser úteis para guardar toalhas e rolos de papel e deixa-los de fácil acesso para as visitas. Para não deixar esses itens expostos e trazer charme ao ambiente, você pode utilizar cestos ou caixas para guarda-los.
Como o lavabo é um banheiro que não tem chuveiro, não precisamos nos preocupar com a umidade. Por isso, o lavabo não precisa ser necessariamente revestido com azulejo.
Você pode escolher uma cor bacana e aplicar em todas as paredes, fazer uma arte ou até mesmo um grafite para levar ainda mais personalidade ao ambiente.
Intervenções como essa, tornam o seu ambiente único! Tome cuidado com a escolha da cor, as cores escuras podem fazer com que o lavabo pareça ainda menor.
Com a infinidade de modelos de papel de parede, você pode criar o ambiente que quiser! Mas fique atento: a mesma dica da escolha das cores também se aplica aos papéis de parede.
Tome cuidado para que o desenho do papel não dê uma sensação de que o espaço é menor.
Se você não quiser cobrir as paredes com estampas e desenhos, opte pelos papéis lisos. Alguns modelos imitam materiais como o tecido e o couro. Papéis com texturas trazem um toque de elegância ao lavabo.
Para os lavabos menores, existem dois tipos de cuba que são mais indicadas: as cubas de semi-encaixe e as esculpidas.
Cubas de semi-encaixe: Como elas não precisam ficar totalmente apoiadas, são ideais para as bancadas com profundidade reduzida. Mas fique atento! Esse modelo avança um pouco em relação à bancada e isso pode prejudicar a circulação.
Cuba esculpida: uma ótima opção para os lavabos pequenos. A cuba é esculpida no próprio mármore e isso possibilita que ela seja produzida do tamanho necessário para o espaço disponível. É uma peça linda! Mas seu custo é um pouco mais alto em relação aos outros modelos.
Pra mim, o lavabo é um dos cartões de visita dentro de casa. Para decorar esse ambiente, libere a sua criatividade e surpreenda seus convidados com um espaço cheio de personalidade!
Veja mais inspirações de decoração de lavabos: