Cozinha pequena: soluções para valorizar o ambiente
Muitas pessoas que querem ou precisam reformar uma cozinha pequena se deparam com a dúvida: como aproveitar melhor o espaço?
As construtoras estão investindo cada vez mais em projetos de condomínios com grandes áreas de lazer. Porém, os ambientes dos apartamentos estão ficando menores. E a cozinha é, com certeza, um dos locais que mais tiveram a sua metragem quadrada reduzida.
Mesmo pequena, uma cozinha pode ser funcional se projetada da forma correta. Com móveis e espaços para armazenamento, as áreas de circulação precisam ser respeitadas e equilibradas.
No post dessa semana, reuni algumas dicas que podem ser úteis para você criar coragem e mudar a cara da sua cozinha!
-
Dê preferência para marcenaria ou loja de planejados
A cozinha é um dos ambientes que mais necessitam de móveis exclusivos, principalmente se ela for pequena. Os móveis feitos sob medida possibilitam um maior aproveitamento dos espaços. Por exemplo: pequenos vãos de 20 cm podem se tornar um porta-tempero ou garantir o lugar para um acessório de pendurar panos de prato. Optando por produzir os móveis em uma marcenaria ou em uma loja de planejados, você tem a vantagem de que tudo será projetado e construído de acordo com a sua necessidade, levando em consideração a infinidade de objetos que precisam ser guardados.
-
Aproveite bem as paredes
Quando a cozinha é pequena, qualquer cantinho é importante! Estude com o profissional quais as melhores paredes para receber os armários.
Os armários superiores devem chegar até o teto para aproveitar a altura do ambiente. E não se preocupe: os espaços mais altos – inclusive acima da geladeira – serão úteis para guardar panelas e utensílios que você não utiliza tanto no dia a dia.
Aposte em prateleiras! Elas facilitam o armazenamento de objetos e não precisam necessariamente ter muita profundidade. As mais estreitas podem ser utilizadas para abrigar temperos, copos e outros utensílios menores.
-
Projete a parte interna dos armários
Na hora de projetar os móveis, você deve pensar em tudo que precisa guardar. Setorize sua cozinha! Planeje onde ficará cada item: compras, pratos, copos, panelas, potes, toalhas. Esse cuidado garante que tudo será armazenado de forma funcional e prática.
Considere a quantidade de cada item, separe o que é de uso diário e o que ficará guardado para ocasiões especiais. Nas partes mais baixas e de fácil acesso dos armários superiores, procure deixar os objetos mais utilizados.
Importante! Meça seus copos e garrafas, pois eles costumam ser altos e geralmente precisam de um vão maior entre as prateleiras, que podem, inclusive, ter ajuste de altura. Dessa forma, você consegue ajustar os espaços internos da forma que achar melhor.
E para ajudar na organização dos utensílios e acessórios, aposte em divisores de talheres para as gavetas.
-
Utilize cores claras e tenha uma boa iluminação
Espaços pequenos pedem cores claras e precisam ser bem iluminados para que não pareçam ainda menores. As cores podem ser aplicadas nos detalhes decorativos.
Dê preferência para móveis e revestimentos claros e não se esqueça: o mobiliário de cozinha precisa ser feito em um MDF específico, à prova de umidade e resistente à água.
A iluminação precisa ser muito bem pensada. Lembre-se de iluminar bem a área onde os alimentos serão manuseados. Caso você queira utilizar luminárias pendentes em cima da bancada, tome cuidado para que não fiquem muito baixas e a luz não atrapalhe quem estiver comendo. A medida, nesse caso, deve respeitar a distância mínima de 60 cm.
-
Cozinha americana
Uma das formas de tornar a sua cozinha maior é deixa-la no estilo “americana”. Para isso, é necessário remover parte ou toda a parede de divisão com a sala.
A integração gera um ambiente mais amplo. O balcão de divisão, que substituirá a parede, com banquetas, torna-se um novo espaço para servir as refeições. Dedique-se na decoração dos dois ambientes, que devem estar em harmonia para que a sensação de amplitude seja ainda maior. Se você for utilizar móveis para dividir os dois espaços, aposte em coringas que possam ser utilizado em ambos os lados.
Vale lembrar que qualquer intervenção na estrutura original do imóvel deve seguir as normas exigidas pela legislação vigente, sob a supervisão e responsabilidade técnica de um profissional.
Para muitos, a cozinha é o coração de uma casa, onde reunimos nossos familiares, amigos e celebramos momentos especiais. Com todas essas dicas e a ajuda de um profissional qualificado, fica ainda mais fácil pensar na tão sonhada reforma.