Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Corrida além da performance: conheça o projeto Faz & Corre

Três amigos e a vontade de fazer a diferença.

Tempo de leitura: 4 minutos

A comemoração de aniversário de uma forma diferente deu início a um projeto de solidariedade.

Em maio de 2024, três amigos – João Paulo (psicólogo), Kellerson Gabriel (coordenador operacional escolar) e Victor Abdalla (profissional de educação física) – decidiram celebrar o aniversário com uma corrida, a ideia era unir esporte e solidariedade. Nascia ali o projeto Faz&Corre

www.juicysantos.com.br - Corrida além da performance: conheça o projeto Faz&Corre

O passo inicial foi exatamente esse: mostrar que o esporte pode ser um meio de transformação social e que pequenos gestos, quando somados, geram grandes impactos. 

Hoje o Faz&Corre faz muitas coisas: 

  • Promove solidariedade através do esporte;
  • Conecta pessoas em prol de causas sociais;
  • Leva informação e acesso ao esporte, especialmente para crianças e comunidades que têm pouco contato com diferentes modalidades;
  • Fortalece instituições e comunidades carentes, sempre com arrecadações que atendam a necessidades reais (alimentos, brinquedos, leite, etc)
www.juicysantos.com.br - Corrida além da performance: conheça o projeto Faz&Corre
Foto: @projetofazecorre

Gerando impacto local

O Faz&Corre atua em prol de crianças e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Mas também busca impactar instituições filantrópicas da região, pessoas que desejam praticar esportes e empresas que acreditam no poder da solidariedade.

Com foco na Baixada Santista, em cidades como Santos e São Vicente, há a ideia de expandir para outras regiões, alcançando mais bairros e instituições que necessitam de apoio.

Bora fazer parte do Faz&Corre? 

Pra quem gosta dessa pegada que alia esporte, socialização e boas causas, é bem fácil participar. As doações podem ser feitas o ano todo e você pode integrar o projeto de várias formas: 

  • Realizando sua inscrição nos treinos solidários
  • Doando referente ao tema de cada edição
  • Contribuindo financeiramente para manter o projeto ativo ao longo do ano, sendo parceiro ou patrocinador. 

      Essas formas de contribuição são fundamentais para garantir que o Faz&Corre continue acontecendo, como destaca Victor Abdalla, um dos organizadores:

      “Nosso maior desafio tem sido a sustentabilidade financeira. O projeto Faz&Corre é 100% autossustentável e feito de forma voluntária pelos organizadores. Precisamos de recursos para garantir estrutura, segurança e comunicação de cada edição. Superamos isso contando com a união das pessoas, ajuda de parceiros e muita dedicação da equipe. Mas seguimos em busca de mais apoio para tornar o projeto cada vez mais forte.”

      Os resultados vão além das medalhas

      Ao longo do tempo, os amigos já conseguiram realizar feitos marcantes que influenciaram diretamente na vida de diversas pessoas. Olha só: 

      • 1ª edição: mais de 300 litros de leite arrecadados;
      • 2ª edição: aproximadamente 900 brinquedos, que atenderam 3 locais diferentes;
      • 3ª edição: mais de 400 kg de alimentos entregues ao Educandário Santista.

      Os números impressionam, mas as histórias tocam ainda mais. 

      “Um caso marcante foi a entrega dos brinquedos em 2024, quando conseguimos atender crianças da comunidade da Fazendinha e do Rio Branco, em São Vicente. Ver a alegria delas mostrou que o esforço de todos realmente vale a pena”

      As conquistas mostram o quanto o projeto já transformou vidas. No entanto, para seguir avançando, os organizadores destacam a importância de apoio contínuo e parcerias que garantam sua manutenção.

      O projeto é conduzido por uma equipe voluntária, que tem João Paulo, Kellerson Gabriel, Victor Abdalla, Camila Ferreira, Gabriela Miranda e Junia Paula.

      “Não temos espaço físico próprio nem apoio financeiro fixo. Para nos tornarmos mais sustentáveis, precisamos de parcerias contínuas e patrocínios que ajudem a manter as despesas anuais e viabilizar não só os treinos solidários, mas também novas ações sociais”, explica.

      Onde doar?

      As inscrições para a próxima corrida já esgotaram, porém, você ainda pode fazer sua parte doando um brinquedo novo ou usando, mas em bom estado. 

      Diversos pontos de arrecadação estão espalhados por Santos, São Vicente e Praia Grande – e um deles é o Juicyhub. Veja o mais próximo de você e leve seu brinquedo.

       

      Vitor Fagundes
      Texto por

      Contato