Plantio coletivo de árvores em Santos: é possível!
Quase todo mundo já plantou ou sonha em plantar uma árvore na cidade.
E quase todos sabem do importante papel que as árvores exercem nos grandes centros urbanos.
Elas absorvem parte da água da chuva, evitando enchentes; proporcionam o isolamento acústico e conforto térmico, através de suas copas; melhoram a qualidade do ar; compõem o paisagismo urbano e oferecem muitos outros benefícios.
Foto: Diego Lahóz
A cada dia e cada vez mais, as pessoas estão criando o hábito de plantar árvores, seja de forma isolada ou através de movimentos e grupos de plantios coletivos.
Esses grupos e movimentos, surgem do simples desejo de plantar e são formados por pessoas que compreendem que é preciso “por a mão na terra” para ter um um mundo melhor.
São pessoas especiais, como Diego Lahóz, Ricardo Cardim, Nik Sabey e muitos outros ativistas anônimos que estão transformando a cidade de São Paulo num lugar melhor pra se viver.
Venho acompanhando esses movimentos na capital e posso afirmar que estamos diante de uma importante ferramenta de transformação social.
Movimentos que se tornam legítimos a partir do momento em as pessoas se organizam para realizarem plantios em conformidade com as leis municipais.
O poder transformador do plantio coletivo
É importante ressaltar que a sustentabilidade dessas ações só é possível devido a uma grande mobilização social, um amplo conhecimento técnico e profissional das pessoas envolvidas e de eventuais parcerias realizadas com setor público e privado.
Portanto, se você pretende realizar um plantio na sua cidade, procure se organizar e se informar antes de faze-lo.
- Tenha a certeza que a árvore escolhida é a apropriada para o local de plantio.
- Procure plantar espécies nativas da região, pois, elas se adaptam melhor às condições climáticas, proporcionam maior equilíbrio ambiental e oferecem abrigo e alimentos para os animais e avifauna local.
- Certifique-se que suas ações estejam em conformidade com as diretrizes de arborização urbana do município, e em caso de dúvidas consulte o órgão publico responsável.
Como plantar uma árvore em Santos?
A Cidade de Santos conta com a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), dedicada a assuntos relacionados a arborização urbana, é sempre bom consulta-los.
“Antes do plantio, a Copaisa analisa, no local, critérios como largura da calçada e interferências como tubulações, marquises, garagens e fiações”. Assim é possível indicar a espécie mais apropriada para o local, explica o engenheiro agrônomo João Cirilo, responsável pelo setor.
Plantar uma árvore é sem dúvida uma atitude muito bonita e exemplar, mas é preciso ter consciência para agir corretamente, evitando surpresas desagradáveis e consequências indesejadas.
Torço para que esse movimento se fortaleça a cada dia, e para que a semente do plantio coletivo se espalhe e germine aqui nas Cidades de Santos, São Vicente, Guarujá e muitas outras cidades.
Serviço
Copaisa – Jardim Botânico Chico Mendes – R. João Fracarolli s/no – Bom Retiro – (13) 3209-8410
Por Anderson Rodrigues, paulista, paisagista formado pelo IBRAP – Instituto Brasileiro de Paisagismo. Viveu boa parte da sua vida em São Paulo, mas como todo filho de caiçara sempre manteve os pés na areia da praia.
Casou-se com uma linda santista e logo se mudou com esposa e filhos para Santos. Hoje leva a vida que sempre sonhou… Viver perto do mar, leva uma rotina simples e tranquila, anda sempre de bike, surfa com mais frequência, passa mais tempo com a família e divide seu tempo entre projetos paisagísticos e ações relacionadas ao verde e meio ambiente.