Pare e pense no desperdício de comida no Stop Food Waste Day
Você sabia que a família brasileira joga fora, em média, 353 gramas de comida por dia?*
Ficou chocado com o número? E se a gente dissesse que, no mundo todo, durante um ano, são 1,3 bilhão de toneladas de alimentos que vão pro lixo. Um terço – UM TERÇO! – de tudo o que produzimos para consumo humano se perde.
Aqui no país, feijão e arroz são os mais desperdiçados, com 38% dos alimentos descartados.
Por isso, ao longo do mês de abril, a campanha Stop Food Waste Day pretende reduzir o desperdício de alimentos em todo o mundo. O Brasil participa pela segunda vez, junto com outros 30 países, da ação encabeçada pelo grupo Compass.
A ideia é conscientizar a sociedade e espalhar por aí boas práticas de combate ao desperdício que podem gerar resultados efeitos no dia a dia.
O dia D é em 24 de abril.
Como desperdiçar menos comida na prática
Uma das frentes da campanha envolve quem come fora. Seja 10 contra o desperdício pede às pessoas que, durante 10 dias, elas entreguem seus pratos limpos após suas refeições nos restaurantes da GRSA|Compass. A redução na quantidade de alimentos descartada será contabilizada por ferramentas internas e a meta é reduzir o desperdício em 10% no período.
Além disso, a campanha vai reunir doações de alimentos para as ONGs Banco de Alimentos e Amor Horizontal. No ano passado, essa iniciativa doou 18 toneladas de alimentos que ajudaram a complementar a alimentação de 3 mil crianças.
Vale a pena lembrar disso na próxima vez em que você estiver se servindo no restaurante por quilo ou deixar comida na mesa.
Veja outras dicas do movimento Stop Food Waste para diminuir o desperdício de comida no seu cotidiano
- Faça uma lista na hora das compras e compre apenas o que vai consumir;
- Aprenda a arte de congelar. É bem fácil colocar itens como pão, frutas e vegetais;
- Quando estiver no mercado, deixe para comprar carnes (e peixes e frango) por último. O descongelamento estraga mais rápido esse tipo de alimento e a tendência é jogar fora;
- Um “susto” de 5 a 10 minutos na água gelada pode revitalizar hortaliças murchas, então não descarte-as;
- Ainda sobre hortaliças cruas que “passaram da validade”, você pode cozinhar alimentos como alface, espinafre, rúcula e afins;
- Dê uma chance às bananas passadas, pois embaixo da casca, elas geralmente estão próprias para consumo.
- Use a lógica do “FIFO” – first in, first out, ou seja, comprou primeiro, consuma antes.
E tem mais recomendações no site da Stop Food Waste Brasil.