Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Excambo: revolução na moda santista

Todo mundo tem uma peça encalhada do guarda-roupa.

Em vez de deixa-la mofando; esperar não servir mais no seu corpo; ou ficar com aspecto de velha para fazer doação ou jogar no lixo, que tal fazer uma troca com alguém que passa pela mesma situação e tem algo que você gosta?

Essa é a proposta do Exacambo, um projeto bem legal aqui de Santos.

excambo

Sugestões para você

“Nós duas sempre gostamos muito de moda. Há algum tempo começamos a pensar em algo que poderíamos fazer para ser uma alternativa ao consumo tradicional e assim surgiu a ideia de realizar a troca de roupas”, explica Aline Vieira.

Junto a Laís Pennas, sua amiga, a revolução da moda começou a ser feita aqui na região – há pouco mais de dois meses.

Como funciona

Simples, como a ideia sugere que a moda seja, o projeto reúne um acervo de peças doadas. Os consumidores interessados devem realizar o pagamento com outra roupa/sapato que não usam mais. Dinheiro ou uma cervejinha “amiga” não são bem-vindos.

Os valores são estabelecidos por meio de pontuação. Um vestido, por exemplo, vale três pontos e um casaco, quatro. Os participantes têm um saldo e podem utilizar em qualquer momento, sem a possibilidade de aspirar.

“A gente faz um cadastro do usuário, soma o saldo dele e envia o valor total por e-mail”, explica Laís.

As meninas participam de eventos como o Encontro dos Criadores e outros bazares da cidade, além de irem para São Paulo com certa frequência. Em todas as datas montam uma arara e distribuem as doações em cabides, como em uma loja.

excambo

Tamanha semelhança faz com quem muitas pessoas que ainda não conhecem o projeto acreditem que se trata de um brechó. Assim que descobrem do que se trata, muitos, abrem a mochila em busca de alguma peça para poder participar.

“A gente faz uma triagem. Algumas peças vão para tingimento ou reforma básica. Outras são destinadas para a doação”, explicam.

Workshops e palestras

Tanto a Aline quanto a Laís trabalham com moda. A primeira tem uma marca de estampas e a segunda uma linha de tingimento orgânico.

Por conta dos conhecimentos, as meninas começaram a dar cursos para os consumidores da Excambo, a ideia é ensinar formar de reutilizar as peças que estão largadas no fundo do armário, por meio de personalização, estampas e tingimentos.

O calendário está cheio de eventos, você pode conferir diretamente na página do projeto.

“É gratificante ver o resultado. Outro dia uma amiga nossa precisava de uma blusa preta, que seria usada uma única vez, ela normalmente iria ao shopping para comprar uma, mas invés disso ela ligou pra gente e perguntou se tínhamos algo do tipo”, finalizam, emocionadas.

excambo

Trocar peças é uma forma de consumo consciente que te ajuda a renovar o guarda-roupa com frequência, sem gastar dinheiro e o melhor: sem prejudicar o meio-ambiente.

Curta a página do Excambo e faça parte dessa rede sustentável!

Avatar
Texto por
Jornalista,
TAGs