Disco Xepa Santos: slow food, música e diversão
A Disco Xepa é um evento do movimento Slow Food que tem como objetivo alertar o público sobre as questões de desperdício e consumo responsável.
Depois de mais de 200 edições em mais de 75 cidades do mundo todo, a ação chega a Santos no próximo domingo (24 de agosto), das 9 às 16 horas.
Foto: Vila Mundo.org
Cidadãos, cozinheiros, chefs, músicos, artistas e DJs juntam na mesma ‘panela’ aproveitamento integral de alimentos, articulação e música, cozinhando a partir de ingredientes que, mesmo estando em boas condições de consumo, são descartados em feiras e mercados por estarem ‘feios’, assimétricos ou com partes machucadas.
Saiba mais na página do evento Disco Xepa em Santos no Facebook
A experiência começa na feira (ou outro local onde houver desperdício), onde são coletados alimentos que não mais possuem valor comercial. Através de um ambiente que reúne música e culinária, esses alimentos considerados “desqualificados” são transformados em aperitivos e sucos, que são distribuídos gratuitamente.
A missão do Disco Xepa é inspirar, reunir e sensibilizar o público em geral acerca da realidade do desperdício de alimentos, apresentando meios simples e dinâmicos para agir em revanche a essa problemática.
As estatísticas da fome e do desperdício são alarmantes. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente, ao mesmo tempo em que milhões de pessoas passam fome.
No Brasil, não é diferente: o país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas joga fora 26 milhões de toneladas de alimentos e a comida não chega à mesa de 35% dos lares brasileiros. O desperdício ocorre desde a colheita até o momento da limpeza da geladeira.
Veja a programação preliminar do Disco Xepa em Santos:
– Ver, Entender e Sentir: Espaço destinado à conscientização dos visitantes com dados sobre desperdício de alimentos apresentados de forma clara e divertida.
– Oficinas de gastronomia com o chef Andre Ahn (Guaiaó e Almoço), a cozinheira Maísa Campos (Maísa Campos Ateliê de Cozinha) e o mini chef Biel Baum.
Nos intervalos das oficinas:
– Degustação de aperitivos e sucos produzidos pelo chef Dario Costa do Milani di Lui utilizando alimentos que seriam descartados nas feiras
Alimentos produzidos na última edição da Disco Xepa São Paulo– Produção de sucos na bicicleta-liquidificador
– Discotecagem em vinil com o DJ Dr. Caiaffo e música ao vivo com Gi Pissani e Luiz Cancello
Use a hashtag #apoieaxepa para mostrar apoio ao evento.
A iniciativa, realizada pelo Slow Food Youth Network Brasil, será na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340, Gonzaga).
By: Mariana Felippe