Café Conserto chega à 4ª edição em Santos
A iniciativa Café Conserto está chegando em sua quarta edição. Dessa vez o evento acontece no SESC Santos. Confira o convite. Nunca ouviu falar do Café Conserto? Então saiba mais nesse post.
Por que o Café Conserto?
Jogamos fora grande quantidade de material no Brasil. Mesmo as coisas com quase nada de errado, e que poderiam começar um novo ciclo de vida depois de um simples conserto. O problema é que muitas pessoas se esqueceram de que é possível consertar o que quebrou, e as pessoas que tem experiência, se dedicam e sabem consertar as coisas nem sempre são valorizadas.
O Café Conserto veio para mudar tudo isso!
Um conhecimento prático e valioso está sendo repassado, as coisas estão sendo utilizadas por mais tempo e não precisam mais ser jogadas fora. Isto reduz o volume de matérias-primas e energia necessária para fabricar novos produtos. Isso diminui a emissão de CO2, porque a fabricação de novos produtos e a reciclagem dos antigos libera o CO2.
O Café Conserto mostra às pessoas os seus bens sob uma nova luz, ensinando a apreciar o seu valor. A ideia do Café Conserto ajuda na mudança de mentalidade das pessoas, fator essencial para uma sociedade sustentável.
Mas além de tudo, o Café Conserto só quer mostrar o quanto é divertido e fácil consertar as coisas. Por que você não dá uma chance?
Quem teve a ideia?
O Repair Café foi iniciado por Martine Postma. Baseia-se no estúdio de reparação do projeto Platform21 = Reparação, realizado em Amsterdã, na primavera de 2009. A ANDES – Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-Social teve a iniciativa de desenvolver o
projeto no Brasil com a autorização e apoio do Repair Café Foundation da Holanda. Para facilitar o acesso e entendimento trabalhamos com a tradução do nome oficial do projeto, Café Conserto.