Ajude o Banco de Alimentos de Santos
Evitar o desperdício de alimentos e dar comida a quem precisa. Essa é a meta do Banco de Alimentos de Santos.
A ong, que desde agosto de 2013 já coletou e distribuiu mais de 5,8 toneladas de alimentos no bairro Alemoa, lançou este mês um projeto de crowdfunding para captar recursos e ampliar sua área de atuação.
A ideia é simples: pegar alimento onde sobra e entregar onde falta, dentro do conceito de colheita urbana.
Os alimentos são coletados no final das feiras livres de Santos, de barraca em barraca, transportados para a kombi e levados para a comunidade.
O Banco de Alimentos de Santos está levantando dinheiro via crowdfunding para poder ampliar sua atuação para outras feiras e outros bairros carentes da cidade. Com a expansão, o grupo pretende coletar diariamente nas ruas e também em supermercados e hortifrutis.
Além de levar os alimentos, o projeto tem uma outra vertente: educar a população – de consumidores e fornecedores – sobre a questão do desperdício e o estímulo ao aproveitamento integral dos alimentos.
Ajude o Banco de Alimentos de Santos a conseguir R$ 8 mil
Os números do desperdício
Cerca de 1/3 dos alimentos produzidos no planeta vai direto para o lixo. Ao mesmo tempo, mais de 840 milhões de pessoas passam fome, sendo 14 milhões delas só no Brasil.
Por ano, são e 26,3 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados no país – desde a colheita até dentro das casas dos consumidores – o que causa um prejuízo de cerca de 12 bilhões de reais para a economia brasileira. Deste volume total, mais da metade é de frutas, hortaliças e grãos.
Só em feiras no estado de São Paulo, mais de 1.000 toneladas de alimentos vão para o lixo todos os dias.
Para melhorar a situação aqui na nossa cidade, veja mais sobre o Banco de Alimentos de Santos e colabore!