Bem-estar dos pets: guia completo de serviços gratuitos em Santos
Se você é pai, mãe ou “parente” de pet em Santos, já sabe que a cidade ama muito os bichos de estimação. Para entender a dimensão desse carinho, é preciso olhar para além dos números. A cidade viveu, nos últimos anos, uma transformação cultural em que os bichos se tornam, de fato, parte da família. Além de um monte de estabelecimentos pet friendly – de restaurantes a hotéis – e no surgimento de influenciadores locais que mapeiam roteiros exclusivos para quem não sai de casa sem seu animal de estimação, o município vem superando uma história de abandonos nas ruas para se tornar um lugar onde os pets em espaços de lazer e convívio social não apenas são aceitos, mas incentivados por conta de uma economia que se adaptou a essa demanda que só cresce.
Esse perfil de “cidade amiga dos animais” não passa batido pela administração municipal e pelos empreendedores locais.
Foto: Instagram/Codevida
Poucas cidades brasileiras possuem uma infraestrutura pública tão organizada quanto Santos quando se fala de bem-estar animal.
A existência de uma coordenadoria específica (Codevida), a construção de um Hospital Veterinário Público e a implementação de políticas como a Farmácia Veterinária mostram que o poder público reconhece a saúde animal como uma questão de saúde pública e demanda social prioritária.
Só que nem tudo são alegrias. Essa alta densidade populacional de animais também traz desafios, como os recordes de abandono registrados em períodos de temporada, o que exige da cidade uma vigilância constante e programas de conscientização que duram o ano todo.
O Juicy Santos preparou um guia completo de serviços gratuitos em Santos para quem tem pets em casa.
Codevida
A Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (CODEVIDA) continua sendo a principal estrutura de atendimento gratuito para animais em Santos. Gerenciada pela Prefeitura, oferece um leque completo de serviços sem custos para munícipes que apresentem documentação de residência.
Fotos: Divulgação/Codevida/PMS
Atualmente, Santos conta com cinco unidades da CODEVIDA:
- Unidade Jabaquara (Principal) – Avenida Francisco Manoel s/nº, Jabaquara. Telefones: (13) 3203-5593 e (13) 3203-5075
- Unidade Jardim Botânico – Rua Amadeo Barbielini s/nº, Bom Retiro
- Unidade Caruara – Centro Comunitário (Zona Continental)
- Unidade Monte Cabrão
- Unidade em implementação – Região dos morros
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
O que você encontra na Codevida
1. Atendimento veterinário gratuito
A Codevida oferece consultas clínicas gerais gratuitamente. Diariamente, 15 senhas são distribuídas a partir das 8h para atendimento por ordem de chegada. Não há necessidade de agendamento prévio para o atendimento clínico.
2. Castração e cirurgias
Este é um dos serviços mais procurados na Codevida. As castrações são realizadas com agendamento prévio, garantindo que você consiga vaga para seu animal. O agendamento pode ser feito de três formas:
- Presencialmente em qualquer unidade da Codevida
- Por telefone: (13) 3203-5593 ou (13) 3203-5075
- Por WhatsApp: (13) 99784-1804 (novo sistema de chatbot exclusivo para agendamento)
Os animais devem ter no mínimo seis meses de idade e estar em bom estado de saúde. É necessário comparecer com RG e comprovante de residência em Santos.
3. Vacinação
Em 2025, foram aplicadas 100 doses diárias da vacina V10 (que protege contra as principais doenças virais em cães) em diversos bairros.
A vacinação antirrábica gratuita também está disponível no Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV), na Avenida Rangel Pestana, 96, Vila Mathias, todas as quartas-feiras, das 9h às 12h, sem necessidade de agendamento.
A Codevida oferece tratamento gratuito para doenças que passam de animais para humanos, como leishmaniose e esporotricose. O município conta com um programa de visitas domiciliares para orientação e tratamento de animais infectados.
Boas notícias que vêm aí
Uma das melhores notícias de 2026 é que Santos foi incluída no Programa Pro Pet SP, do Governo do Estado de São Paulo que oferece castrações gratuitas de cães e gatos em ônibus móveis totalmente equipados.
A previsão é chegue aqui em fevereiro deste ano.
Farmácia pública
Uma inovação importante que chega em breve também é a Farmácia Veterinária Pública, criada por lei de autoria do vereador Benedito Furtado (PSB).
Ela irá fornecer medicamentos gratuitos para tutores em situação de vulnerabilidade que tenham animais de estimação. O funcionamento será operacionalizado pela CODEVIDA, e os medicamentos serão distribuídos mediante receita médica emitida após consulta em uma unidade da instituição.
Hospital veterinário público de Santos
Talvez o maior investimento em bem-estar animal de Santos seja a entrega do primeiro Hospital Veterinário Público, anunciado em 2024. O equipamento promete transformar o acesso a atendimento especializado para cães e gatos.
Com 1.120 m² de área construída, o hospita fica na Zona Noroeste (próximo ao bairro do Jabaquara) e terá consultórios, sala de emergência, triagem e ultrassom e 2 centros cirúrgicos.
O resultado esperado? Ampliar de 90 para 300 o número de atendimentos diários de cães e gatos em relação ao número atual.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, o hospital deverá ficar pronto no primeiro semestre de 2026. Assim como as unidades de saúde humana, o hospital deve ser gerido por uma organização social (OS).
Banco de ração em Santos
O Banco de Ração, programa municipal criado em 2023 e regulamentado por lei, existe para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade que possuem animais. Em 2024 e 2025, o Banco de Ração distribuiu cerca de 18 toneladas de ração, beneficiando 508 tutores de animais em Santos.
É o seguinte: ele faz a captura de doações de ração de empresas, pessoas físicas e instituições, e as distribui gratuitamente para quem está em situação de vulnerabilidade cadastrado no CADúnico, protetores independentes e organizações da sociedade sivil (OSCs) cadastradas.
Adoção de pets em Santos
E, para quem está em busca de um melhor amigo, Santos te dá diversas oportunidades para adoção responsável de cães e gatos.
De maneira fixa, é só ir até uma das unidades da CODEVIDA e adotar um pet castrado e vacinado. Além disso, eventos do calendário municipal, como festivais e pet shops, como a Petland, também vira e mexe fazem feiras de adoção.
Também vale acompanhar o trabalho do Portal Santista de Adoção. Outras ONGS locais são SOS Animais de Rua, ONG Viva Bicho Santos, Patinhas que Brilham, ONG Mais Amor e MAPAN.

Responsabilidade de pai e mãe de pet
Ter acesso a todos esses serviços é um privilégio que coloca Santos à frente de muitas capitais, mas vale lembrar: política pública é ferramenta, quem constrói o lar é você.
Enquanto 2026 promete ser um divisor de águas com a chegada do Hospital Veterinário e da Farmácia Pública, a barreira financeira – que infelizmente ainda é o motivo de muito sofrimento e até de abandonos – começa a diminuir. A rede de apoio existe e está se fortalecendo.
Se a situação apertar, não hesite e não espere o quadro do seu bichinho piorar. Busque a Codevida, cadastre-se nos programas sociais, peça ajuda às ONGs. O abandono nunca é a saída; o acolhimento, sim, é a única solução possível. Afinal, cuidar de quem nos ama incondicionalmente não deveria ser um luxo, e Santos está provando que é possível democratizar esse afeto e retribuir o amor que os bichos nos dão todos os dias.