Zona Noroeste ganha mais uma Vila Criativa
Focado em capacitação, lazer e geração de renda, equipamento será o segundo da Zona Noroeste e deve ficar pronto até o final de 2025.
Santos está ampliando sua rede de espaços voltados para a inclusão, capacitação e desenvolvimento comunitário. O Santa Maria, na Zona Noroeste, é o próximo bairro de Santos a ganhar uma Vila Criativa.
Após uma reforma completa, o espaço se transforma em mais um polo da Vila Criativa. Esse será o 11º equipamento do tipo na cidade, trazendo novas oportunidades gratuitas para quem quer aprender, socializar e ter oportunidades de geração de renda. A ZN já conta com um ponto do projeto no Rádio Clube.
1ª Vila Criativa da ZN (Rádio Clube)
A expectativa de entrega é para o segundo semestre de 2025, reunindo atividades que vão de oficinas culturais a cursos profissionais, além de espaços adequados para o público sênior e jovem.
A obra do imóvel na Rua Viriato Corrêa da Costa, 116 está a cargo da Secretaria de Obras e Edificações da Prefeitura. E promete repaginar por completo o endereço com inovações em acessibilidade, climatização e infraestrutura.
O investimento no projeto é de R$ 1,19 milhão.
O que é Vila Criativa?
São espaços que oferecem de oficinas de arte e geração de renda e capacitação para o mercado de trabalho, em especial em economia criativa.
As 10 Vilas Criativas já somam mais de 30 mil atendimentos desde a implantação do programa.
A Vila Criativa do Santa Maria vai se somar a unidades que ficam em locais como Vila Nova, Rádio Clube, Morro da Penha e Encruzilhada. Para participar das atividades, o interessado deve apresentar documento de identidade e comprovante de residência, verificando a disponibilidade de vagas.
Além dos cursos voltados ao desenvolvimento pessoal e ao lazer, há turmas pensadas especialmente para o público sênior. O projeto inclui ainda o Salão Autoestima, espaço voltado ao cuidado pessoal e à promoção do bem-estar. Essa pluralidade busca contemplar tanto quem deseja buscar qualificação profissional quanto pessoas que procuram por socialização, atividades esportivas e culturais.
Rua, reforma e novos espaços: o que vem por aí
O prédio em obras possui cerca de 345 m² de área construída, com dois andares totalmente adaptados. As melhorias incluem substituição completa da antiga cobertura por telhas de fibrocimento, reforço de estrutura metálica, plataformas para acessibilidade parcial e adequações no sistema elétrico, hidráulico e de climatização. No térreo, estão sendo finalizados espaços para recepção, salão de ginástica, salas administrativas, sanitários, copa e uma área descoberta com jardim.
O andar superior já recebeu novo piso cerâmico, divisórias, portas e forro em drywall. Haverá ali sala de informática, sala administrativa e sala de estética, entre outros ambientes. Essa distribuição dos espaços pretende permitir desde atividades de bem-estar — com pilates, dança de salão e ginástica rítmica — até capacitações de áreas como beleza, moda, costura e informática, tudo gratuito para a população.
Transformação urbana e social na Zona Noroeste
Histórico da década de 1940, o bairro Santa Maria nasceu do processo de ocupação dos antigos manguezais às margens do Rio São Jorge. Hoje, com cerca de 7 mil moradores, a comunidade passa a contar com um polo de formação, cultura e lazer, em uma iniciativa que visa oferecer novas perspectivas de futuro, principalmente para jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade.
A doação de três imóveis pela Sociedade de Melhoramentos do Santa Maria à Prefeitura foi decisiva para tirar o projeto do papel. A ação fez parte de um acordo aprovado pela Câmara Municipal, desbloqueando terrenos essenciais para viabilizar o espaço.