Xilogravuras na exposição Quatro Impressões
Até dia 21 de setembro, o público santista poderá ver xilogravuras de Cláudio Caropreso e do projeto Xilomóvel, dos artistas Luciana Taniguti Bertarelli, Simone Peixoto e Marcio Elias Santos na exposição Quatro Impressões.
A mostra está na Galeria de Arte Braz Cubas (2º piso do Teatro Municipal).
Além do produto final, a exibição traz, também, o processo de produção artesanal das xilogravuras, as pesquisas dos autores e a troca e a aprendizagem entre artistas participantes.
Ao apresentar a origem artesanal dessas etapas de reprodução de imagens, de onde foram derivadas as atuais tecnologias industriais, o coletivo acredita ampliar o conhecimento do mundo atual, realizando uma conscientização da evolução dos processos gráficos presentes em nosso cotidiano.
Os horários da mostra são segunda a sexta-feira, das 13 às 21 horas e aos fins de semana, das 10 às 19 horas, com entrada franca. O Teatro Municipal de Santos fica na Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
O que é xilogravura?
A xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, na qual o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução.
Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho do artista.