Vera Holtz em Santos na abertura do FESTA – Festival Santista de Teatro
Chegou uma das épocas mais importantes do calendário de eventos em Santos. É o Festival Santista de Teatro (FESTA), com sua programação sempre imperdível de espetáculos. Criado por Patrícia Galvão, a Pagu, este é o festival de artes cênicas mais antigo ainda em atividade no país. E, para esta 66ª edição, a abertura vai dar o que falar: teremos Vera Holtz em Santos com a peça Ficções.
O ícone da cultura brasileira atua na montagem baseada no best-seller Sapiens, do escritor israelense Yuval Harari. No palco, reflexões sobre a capacidade humana de criar e acreditar em ficções: deuses, dinheiro, nações… o que foi ou não inventado? No entanto, apesar dessa habilidade inédita e revolucionária que alçou nossa espécie à condição “donos” do planeta, seguimos inseguros e sem saber para onde ir.
Vai ser no dia 23 de agosto (sexta-feira), às 20 horas, no Teatro do Sesc Santos.
E o melhor: de graça. A retirada de ingressos acontece no mesmo dia, a partir das 10 horas.
O FESTA 2024 vai de 23 de agosto a 1º de setembro, com uma programação de mostras teatrais (regional, estadual, nacional e paralela), além de saraus, oficinas, apresentações musicais, intervenções artísticas e até festas abertas ao público e roteiro turístico no Centro Histórico. Ou seja, é pra não perder um só dia dessa maratona cultural!
Veja aqui a programação do FESTA66
FESTA: resistência e independência
Foi em 1958 que Pagu organizou pela primeira vez o I Festival de Teatro Amador para Santos e Litoral. Tinha, ainda, o apoio do departamento cultura do jornal A Tribuna, onde trabalhava, e das comissões estadual e municipal de Teatro.
No ano seguinte, o Departamento de Cultura teve a iniciativa de trazer o II Festival Nacional de Estudantes para ser sediado em Santos. Quase 800 estudantes, dezenas de críticos e jornalistas de todo o país vieram para a cidade.
Palcos em praças públicas, transporte gratuito de bonde e cenários espalhados pela cidade – nos anos 1960 e 70, o FESTA era uma verdadeira festa.
Por sua contribuição para a cultura brasileira, o FESTA recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, cuja homenageada coincidentemente foi Pagu, em 2011. E, em 2020, virou Patrimônio Imaterial da cidade, passando a ser amparado pela Convenção da Unesco. Isso significa que o FESTA é um elemento importante na construção da identidade da comunidade local.
Hoje, o FESTA – Festival Santista de Teatro segue uma realização do Movimento Teatral da Baixada Santista, com a união de vários coletivos da região, e faz parte do Calendário Municipal de eventos da Cidade.