Vem aí a terceira fase do Parque Valongo
Com previsão de entrega em abril de 2026, a ampliação do espaço de turismo e lazer vai trazer um fôlego diferente para a área do Centro Histórico.
Quem passa pela região central de Santos está acompanhando uma transformação da paisagem. O que antes era uma área degradada e sem uso virou uma estrutura de lazer e turismo. Agora, começaram as obras para expandir para a terceira fase do Parque Valongo.
Desde julho de 2024, o local atraiu cerca de 500 mil de visitantes. Mais de 30 eventos, como duas edições da Festa Inverno e o Santos Festival Geek, levaram ainda mais movimento para o Centro Histórico. E, agora, o parque terá ainda mais opções de lazer, cultura e convivência. A expectativa é que essa etapa coloque o parque de vez no roteiro dos novos espaços urbanos da região.
O que contempla a terceira fase do Parque Valongo?
Neste momento, os trabalhos se concentram na terceira fase do projeto, que prevê a revitalização do antigo Armazém 3, paisagismo, urbanização do entorno e melhorias na histórica Casa de Pedra.
A segunda fase foi a construção e entrega da passagem que liga a Rua XV de Novembro com o parque, que aconteceu em junho de 2025.
Com previsão de entrega em abril de 2026, as novidades prometem dar ainda mais cara de parque multiuso para um lugar tradicionalmente conhecido por sua relação com a história portuária da região.
São R$ 17 milhões em investimentos em uma área de 4,7 mil m², provenientes de contrapartida ambiental ligada ao funcionamento do Porto, em uma parceria com a Autoridade Portuária de Santos (APS). No entanto, há envolvimento e ações dos poderes públicos municipal, estadual e federal, além de empresas do setor portuário.
Transformação urbana como tendência
A expansão do Parque Valongo faz parte de uma movimentação que tem ganhado força em diversas cidades brasileiras. É a requalificação de áreas centrais para devolvê-las aos moradores e turistas. Segundo levantamento da FGV Cidades (2023), iniciativas assim, que integram espaços públicos, cultura, lazer e mobilidade, impactam iretamente na valorização imobiliária e aumento do fluxo turístico. E não só isso: também melhoram a segurança dos bairros históricos.
Pois é, Santos, que há décadas discute soluções para reanimar o Centro, está em busca de dar usos diferentes para esse patrimônio.
Em lugares como Pier Mauá (RJ) e Mercado Público de Florianópolis (SC), dá para ver que antigos armazéns, galpões e docas têm potencial de se tornar polos de eventos, programação cultural e economia criativa, ao conectar passado e futuro.
O que muda com a expansão do Parque Valongo
Na prática, o que está em curso agora é a ampliação em quase 5 mil m² a área de lazer e conveniência do Parque Valongo, justamente onde antes funcionavam importantes estruturas do porto.
O Armazém 3, com mais de 2 mil m², será completamente revitalizado e terá um entorno reurbanizado conectado à Casa de Pedra, que também entra na conta da reforma.
O destino desses espaços será abrigar eventos, exposições, shows e opções para convivência, prática de esportes ou passeios históricos.
Segundo os responsáveis pelo projeto, as intervenções englobam desde a recuperação de fundações até melhorias na estrutura metálica e recuperação das fachadas voltadas para a linha férrea. Drenagem, nova rede elétrica e paisagismo moderno também entram no pacote. E há a promessa de um trecho mais bonito, acessível e seguro.
Ligação com o Centro Histórico de Santos
O novo momento do Parque Valongo em Santos dialoga diretamente com outras melhorias recentes no Centro.
A Rua Tuyuti, por exemplo, ganhou novo paisagismo, fonte interativa e áreas de convivência. Ao lado, a segunda fase do parque entregou a Passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, com acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida.
Além do crescimento do Parque Valongo, a Praça Barão do Rio Branco passou por revitalização, reforçando todo o eixo turístico do Centro.
Ou seja, quem ama história, cultura, gastronomia ou simplesmente gosta de frequentar espaços abertos pode esperar fins de semana cada vez mais animados por lá…