Veja os novos coletores de bituca de cigarro na orla de Santos
Um projeto inovador para coleta de bitucas de cigarro na praia de Santos já está em curso. Desde o início de dezembro de 2024, a orla passa a ter coletores de bitucas de cigarro com o objetivo de combater a poluição nas praias e das ruas, além de promover o descarte correto desses resíduos.
Embora pareçam pequenos, esses detritos representam grave ameaça ambiental. Quando descartadas em praias ou jogadas no chão, as bitucas vão parar no mar, onde peixes e aves ingerem o material, o que pode resultar na morte de animais e agravar os danos aos ecossistemas marinhos.
Fotos: Francisco Arrais/PMS
Onde ficam as novas bituqueiras
Os 22 locais escolhidos para a fixação dos coletores não foram aleatórios. Eles estão, principalmente, próximos à faixa de areia e quiosques. E esses equipamentos também aparecerão em pontos como a Lagoa da Saudade, em frente à Câmara Municipal e ao Palácio José Bonifácio.
Além de uma coleta eficiente do lixo dos cigarros, também servem como um alerta visual para que fumantes reflitam sobre o impacto de suas ações no meio ambiente.
Após a coleta, as bitucas seguem para o processo de descontaminação e reciclagem pela empresa Poiato Recicla. O processo retira a toxicidade e transforma o material em celulose. Mais tarde, pode ser utilizada em projetos educacionais e até mesmo na criação de papel artesanal e esculturas.
Leia mais notícias de Santos e região
Este ciclo fechado de uso das bitucas e seu manuseio correto podem transformar os dejetos em algo diferente.
A partir de uma iniciativa do Instituto Lixo Zero Baixada Santista, o investimento inicial de R$ 30 mil veio de emenda parlamentar do vereador Fabrício Cardoso.
Questão global
A poluição por bitucas de cigarro é uma das maiores ameaças aos ecossistemas marinhos. Segundo um estudo conduzido pela Ocean Conservancy, bitucas de cigarro são os itens que mais aparecem em limpezas de praias ao redor do mundo.
As substâncias tóxicas que esses resíduos liberam, como a nicotina e o alcatrão, podem contaminar a água e causar sérios danos à vida marinha.
As melhores dicas de Santos e região estão no nosso grupo de Whatsapp