Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Onde tomar vacina da febre amarela em Santos

Esse assunto é importante e merece a nossa atenção: a febre amarela está rondando e a melhor forma de ser prevenir é se imunizando. Isso vale especialmente se você pretende visitar áreas rurais. Mas e onde tomar a vacina da febre amarela em Santos? A gente vai contar.

O Ministério da Saúde já acendeu a luz amarela no início de fevereiro, com um alerta sobre o aumento da transmissão da febre amarela em alguns estados, incluindo São Paulo, além de Minas Gerais, Roraima e Tocantins. Pra você ter uma ideia, já foram identificados alguns casos e até óbitos, todos eles em São Paulo. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) também está de olho nessa situação.

www.juicysantos.com.br -Onde tomar vacina da febre amarela em Santos

Mas por que a febre amarela voltou em 2025 com tanta força, se parecia estar controlada? Segundo a infectologista Tânia Chaves, coordenadora do Comitê de Medicina de Viagem da Sociedade Brasileira de Infectologia, a patologia tem um padrão sazonal, com maior ocorrência de casos entre dezembro e maio, numa espécie de ciclo que se repete a cada sete ou oito anos. E um sinal de alerta importante para as autoridades de saúde é a morte de macacos.

E a vacina da febre amarela?

Será que a gente relaxou na hora de se imunizar? Os dados mostram que a cobertura vacinal da febre amarela de 2009 a 2023 foi, em geral, boa, ficando acima de 10% desde 2018. E até teve um aumento em 2023 (70%) em comparação com 2022 (60,7%). Mas, cá entre nós, sempre dá pra melhorar, né? E a vacina está disponível para todas as idades no calendário de rotina.

A boa notícia é que, aqui em Santos, o Centro de Orientações em Saúde do Viajante (COSV) está reforçando a importância da vacina, principalmente para quem vai viajar para áreas rurais e ribeirinhas.

Onde dá para se vacinar contra a febre amarela aqui em Santos? O imunizante está disponível gratuitamente nas policlínicas da cidade e a divulgação dos locais e horários acontece todas as sextas-feiras aqui.

Por que é tão importante se vacinar? Simples: a vacina é a principal forma de prevenção e controle da febre amarela, uma doença que pode ser grave e até fatal. Para adultos, uma única dose da vacina protege por toda a vida. Para as crianças, o esquema é um pouquinho diferente: uma dose aos 9 meses e um reforço entre 4 e 6 anos.

Vai viajar para alguma região com mata, floresta ou fazer trilha? O risco de pegar febre amarela só existe se o vírus estiver circulando por lá e você não estiver com a vacina em dia. Então, não deixe de se imunizar pelo menos 10 dias antes da viagem, que é o tempo que o organismo leva para produzir os anticorpos. Aliás, essa vacina é até obrigatória para quem viaja para alguns países da África e América do Sul, segundo o Regulamento Sanitário Internacional.

Quem toma a vacina de febre amarela?

  • Crianças: 1 dose aos 9 meses e 1 dose de reforço aos 4 anos.
  • Pessoas de 5 a 59 anos: Se nunca se vacinaram ou não têm comprovante, basta uma dose única. Quem tomou a dose fracionada na campanha de 2018 precisa ir à policlínica para receber a dose completa.
  • Idosos (60 anos ou mais): A necessidade da vacina deve ser avaliada pelo serviço de saúde, mas se estiverem em área de surto ou com circulação do vírus, a vacinação é recomendada, pois o risco da doença é maior que o efeito colateral da vacina.
  • Viajantes: Quem vai para áreas com risco de transmissão deve se vacinar **pelo menos 10 dias antes da viagem**.

E quem não pode tomar a vacina? 

  • Crianças menores de 6 meses.
  • Pacientes em tratamento com imunobiológicos.
  • Pacientes transplantados de órgãos sólidos.
  • Pessoas com imunodeficiências primárias graves.
  • Histórico de doenças do timo.
  • Portadores de anemia falciforme em uso de hidroxiureia com baixa contagem de neutrófilos.
  • Pacientes em uso de corticoides em doses imunossupressoras por tempo prolongado.
  • Pessoas com alergia grave ao ovo.

Sem pânico, porque a situação em Santos está sob controle. Até o momento, não há registro de febre amarela na nossa cidade, que tem um perfil mais urbano e poucas áreas rurais. Mas o Departamento de Vigilância em Saúde do município segue monitorando a situação.

Para mais informações, procure a unidade de saúde mais próxima e não deixe de levar seu RG e a carteirinha de vacinação, se tiver. E para emitir o Certificado Internacional de Vacinação para viagens, acesse o aplicativo Meu SUS Digital no seu celular.

Avatar
Texto por