Um pedacinho de Santos estará no SXSW 2025 com o Museu do Café
Ah, o café… Nosso pretinho básico amado de cada dia tem ainda mais significado em Santos, que tem uma relação profunda com o grão não apenas quando se fala de desenvolvimento econômico, mas também de memória e cultura. Por isso, essa notícia é muito legal de dar: o Museu do Café de Santos vai levar um pedacinho da nossa cidade para o maior festival de inovação do mundo, o SXSW 2025.
Pois é, o Museu do Café faz parte de uma instalação multissensorial na SP House em Austin (Texas, EUA), em uma ação entre os dias 8 e 11 de março.
A SP House, organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo, é um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com uma programação focada em tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual.
Além disso, durante todo o SXSW 2025, terá shows e debates sobre sustentabilidade e inovação.
E o café virou embaixador do Brasil no SXSW 2025
Em uma parceria com a Casa Brasil Coffees, pioneira na promoção dos cafés brasileiros nos EUA, o cenário montado na casa que divulga as ações criativas e de inovação no estado de São Paulo privilegia a apresentação da diversidade e riqueza do café brasileiro.
Lá, os visitantes vão passar por uma experiência imersiva com degustações de cafés de várias regiões do Brasil.
Além disso, instalações artísticas, como a “Flor do Desejo” de Raquel Fayad, propõem uma experiência sensorial em que ruídos sonoros complementam pilhas de xícaras brancas, evocando a florada dos cafezais. Esses toques artísticos têm como objetivo não só mostrar a beleza do produto brasileiro, mas também levar os visitantes para refletir sobre a cultura do café.
Além de saborear, o público poderá “sentir” e viver o café de maneira inovadora.
Have a cup of coffee
Segundo a Organização Internacional do Café (ICO), o Brasil não apenas é o maior produtor mundial, mas também um grande influenciador cultural através do grão que atravessa gerações e fronteiras como parte integral da nossa identidade cultural e econômica.
Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destaca a importância de mostrar ao mundo o que o estado tem a oferecer através da sua identidade com o café como agente de ligação cultural e social.
Alessandra Almeida, diretora-executiva do Museu do Café, reforça essa visão:
“O café é muito mais que uma bebida, é um patrimônio e identidade nacional. Queremos compartilhar um pouco dessa história na SP House”.
Ou seja, estamos falando de uma plataforma não só para o Museu do Café e o café brasileiro, mas um espaço para criar diálogos e firmar novas parcerias em um evento que ferve com criatividade e dita tendências futuras.
Na SP House, o café brasileiro chega para mostrar o potencial econômico e criativo do Estado de São Paulo, com aromas, sabores e, claro, um toque de tecnologia. O espaço também contará com a presença de diversas secretarias e empresas do Governo do Estado, como as de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, além de empresas como Sabesp e Prodesp. A iniciativa recebe o apoio de grandes patrocinadores, como Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp.