Tudo sobre a Festa de Portugal em Santos
Sabia que Santos tem um dos maiores eventos da comunidade portuguesa do Brasil? Pois é, a Festa de Portugal volta para, mais uma vez, encher o Centro Histórico de muita cultura e boa comida diretamente do outro lado do mundo.
Nos dias 7 e 8 de junho, das 10 às 20 horas, o público que passar pelo Valongo vai encontrar muita música, dança e, claro, a gastronomia tipicamente lusitana. E o melhor: com entrada gratuita.
Vão rolar shows de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital, além de comidas, bebidas e doces de Portugal.
A última edição do evento reuniu cerca de 35 mil pessoas em dois dias de celebração.
Diretamente de Portugal
A Praça de Alimentação principal estará no Arcos do Valongo, com mesas e cadeiras. Haverá, ainda, uma outra praça no Santuário do Valongo. No total, são cerca de 20 barracas de iguarias típicas de Portugal com preços populares. E parte da renda vai para a manutenção da Escola Portuguesa.
Entre as delícias oferecidas pelos restaurantes e instituições participantes, estão Bolinho de bacalhau, Arroz de Braga, Sardinha portuguesa na brasa e à escabeche, Caldo Verde, Bifanas, Arroz de Polvo, Arroz de Pato, Espetada madeirense, Variados tipos de bacalhau, Pastéis de Nata e doces conventuais portugueses, Filhoses, Vinhos, cervejas, licores e outras bebidas típicas.
Para acompanhar, a Rota das Fábricas de Cervejas Artesanais de Santos traz rótulos 100% locais, como Estiva, Everbrew, Santista, Jurássica, Filomena e Santos Cervejeiros.
E a Festa de Portugal em Santos também vai ter…
- artesanato e artigos portugueses
- Espaço Kids com brinquedos, oficinas de slime, pintura artísticas, recreação infantil e monitores
- Espaço PET com bebedouro, comedouro, brincadeiras para os pets e feira de adoção de animais
- tenda de vacinação com campanha contra a gripe
- Espaço Almai de Acomodação Sensorial, ambiente inclusivo para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições do neurodesenvolvimento.
Uma homenagem à rainha do fado
Em sua 16ª edição, a Festa de Portugal 2025 terá uma cerimônia de abertura especial no Teatro Municipal Braz Cubas no dia 5 de junho (quinta-feira), às 19 horas.
O show “Tributo a Amália Rodrigues” traz as fadistas Marly Gonçalves, Ana Carla Lemos e Larissa Lima, acompanhadas pelos músicos Ricardo Araújo (guitarra portuguesa) e Renato Araújo (violão). E os ingressos estarão disponíveis gratuitamente, no dia da apresentação, a partir das 18 horas, na bilheteria do teatro.
Uma semana de comida portuguesa em Santos
E, para quem gosta de comer bem, um “esquenta” em vários restaurantes da cidade vai anteceder a Festa de Portugal. Olha só:
Segunda-feira (2/6)
Restaurante Almeida (Av. Ana Costa, 1 – Vila Matias)
Preparação especial da famosa francesinha, prato típico do norte de Portugal, somente mediante reserva pelos telefones (13) 13 3232-7508 ou (13) 99651-1932
Terça-feira (3/6)
Restaurante Ibéricos (Av. Senador Pinheiro Machado 121, Vila Matias)
No almoço, pratos e entradas com Alheira, insumo típico de Trás-os-Montes, incluindo bolinho de alheira, tostada de alheira e bacalhau à Transmontano, todos com 20% de desconto na data.
Quarta-feira (4/6)
Bar Goiás (Av. Washington Luís, 371 – Boqueirão)
Transmissão da Semifinal Liga das Nações entre Portugal e Alemanha às 15h30, com cerveja, bolinhos de bacalhau e pastéis fritos na hora para os torcedores.
Quinta-feira (5/6)
Restaurante Almeida (Av. Ana Costa, 1 – Vila Matias)
A partir das 19h, cardápio especial com caldo verde, bolinhos de bacalhau e vinhos portugueses selecionados da importadora Vinhos e tais, ideal para aproveitar após o show de abertura no Teatro Municipal Braz Cubas.
Sexta-feira (6/6)
Ruas do Gonzaga
A partir das 18h30, Encontro de Concertinas com músicos tocando concertinas e outros instrumentos típicos portugueses, seguido de confraternização dos músicos no Bar Goiás, como esquenta para a grande festa do final de semana.
Aqui tem mais notícias de Santos e região
A relação entre Santos e a nação portuguesa
Atualmente, existem cerca de 50 mil cidadãos portugueses ou luso descendentes espalhados por toda a Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas com potencial de chegar a 90 mil em breve, considerando os descendentes com condições de obter a dupla nacionalidade.
“A festa caiu no gosto popular porque Santos é uma cidade fundada e desenvolvida por cidadãos portugueses, e a população atual, na sua grande maioria, é formada por luso-descendentes”.
Veja a programação completa da Festa de Portugal em Santos
Sábado (7 de junho)
Palco principal: Largo Marquês de Monte Alegre
- 11h – Coral do Centro Cultural Português
- 11h30 – Rancho Infantil da Escola Portuguesa
- 13h – Andreza Mariano e Banda
- 14h – Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo
- 15h – Fado por Acaso
- 16h – Rancho Folclórico da Casa de Brunhosinho de São Paulo
- 17h – Rancho Folclórico Típico Madeirense
Palco Arcos do Valongo
- 12h30 – Os Tugas das Concertinas
- 14h – Coro Cênico Céu da Boca
- 15h30 – Grupo Tirolli
Domingo (8 de junho)
Palco principal: Largo Marquês de Monte Alegre
- 11h – Rancho Folclórico Cruz de Malta
- 12h – Rancho Folclórico Casa de Portugal de Praia Grande
- 13h – Canto Portugal
- 14h – Rancho Folclórico Verde Gaio
- 15h – Ana Carla Lemos
- 16h – Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados pelo Folclore
- 17h – Banda Alma Lusíada
Palco Arcos do Valongo
- 12h30 – Zago Art Show Trio
A Festa de Portugal é organizada pela Escola Portuguesa, tem co-realização da Prefeitura Municipal Santos e da Secretaria de Turismo e instituições apoiadoras: Comunidades Portuguesas, Consulado Geral de Portugal em São Paulo e Instituto Camões.