Trabalho: Feminino Plural mostra criatividade das mulheres da quebrada
Nesta exposição, a arte se torna ferramenta de resistência e construção de identidade coletiva no projeto Perifa Delas
Se você acha que a cena cultural de Santos acontece só na orla ou no Centro, essa exposição vai mudar sua opinião. Neste mês de outubro, o projeto social Perifa Delas, que atua na Vila Pantanal, está recebendo a exposição “Trabalho: Feminino Plural”. São trabalhos de 15 mulheres-artistas da região, misturando design, fotografia e artes plásticas para propor uma conversa sobre o trabalho, o corpo e o feminino. Tudo gratuito e aberto à comunidade.
A proposta é movimentar o espaço com muita criatividade, debate e troca. Até o dia 31 de outubro, quem passar pela Ação de Recuperação Social (ARS) pode conferir de perto essa coletânea de obras e, de quebra, participar de uma programação especial com bate-papo e oficina interativa. O tema da exposição? O jeito feminino e diverso de entender e transformar o trabalho, o território e a própria vida.
Ver e participar
O público vai encontrar por lá uma mostra com curadoria da designer e artista visual Márcia Okida ocupando o espaço do Perifa Delas com obras que convidam ao olhar atento sobre o feminino e o cotidiano do trabalho nas periferias.
Cada quadro, cada fotografia, cada intervenção conta sobre mulheres – seus corpos, suas lutas, sua criatividade e persistência.
O foco de “Trabalho: Feminino Plural” não está só nas obras, mas também na dimensão coletiva da experiência. No dia 10 de outubro (sexta-feira), uma oficina interativa e um bate-papo com artistas e curadoras prometem aproximar ainda mais os participantes do universo do feminismo, da arte e das vivências da periferia. O evento é aberto principalmente às mulheres que participam do projeto social, mas convida toda a comunidade a conhecer e debater.
A aproximação entre arte e ativismo social, especialmente em territórios periféricos., vira ferramenta de resistência e construção de identidade coletiva. E em projetos como o Perifa Delas, arte e educação caminham juntas na luta por mais autonomia e representatividade para as mulheres da região.
O Perifa Delas existe desde 2022 para fortalecer a autonomia das mulheres da Vila Pantanal, incentivando a expressão, a criatividade e a troca de saberes. Além das exposições, o projeto oferece desde cursos de capacitação profissional até oficinas culturais, incluindo um jornal comunitário tocado por e para mulheres.
“Trazer a exposição ‘Trabalho: Feminino Plural’ para o Saboó é afirmar que a arte da periferia fala alto – e fala a língua de quem vive aqui”, destaca Márcia Okida, curadora da mostra.
Fica até 31 de outubro no Ação de Recuperação Social (ARS), na Rua Manoel Barbosa da Silveira, 239, Saboó. Funciona das 8 às 12 horas e das 14 às 28 horas (de segunda a sexta-feira).