Terceira pista da Imigrantes dará acesso direto ao Porto de Santos
Projeto de R$ 2,3 bi promete revolucionar mobilidade e logística na Baixada Santista
Sei que você já cantou aquela música do Roberto Carlos exaltando as curvas da Estrada de Santos, a descida da serra é lendária mesmo. Mas, confesse: quando você está no enésimo engarrafamento tentando chegar na praia, a romantização das curvas perde um pouco o charme, né?
Foto: Divulgação/EcoviasA boa notícia é que a Rodovia dos Imigrantes está prestes a passar por uma transformação histórica. O projeto da terceira pista da Imigrantes promete revolucionar a mobilidade e a logística na Baixada Santista, trazendo benefícios para moradores, motoristas e para toda a economia regional.
É veiculo a perder de vista e a nova obra, além de contemplar um acesso direto ao Porto de Santos, promete ter capacidade de transportar até 20 mil veículos diariamente. Essa mudança vai desafogar o trânsito caótico que hoje sufoca a entrada de Santos e Cubatão.
Um projeto de dimensões impressionantes
A terceira pista da Imigrantes terá 21,5 quilômetros de extensão no trecho de serra. O projeto realmente impressiona: 80% do trajeto será construído em túneis, incluindo o maior túnel rodoviário do Brasil, com aproximadamente 6 km de comprimento.
A nova via contará com duas faixas por sentido e acostamentos adaptáveis. Em situações de necessidade, esses acostamentos podem se transformar em faixas extras de tráfego. A estrutura foi pensada para suportar o crescimento exponencial do fluxo de veículos, especialmente caminhões de carga.
Capacidade de transporte multiplicada
Hoje, os caminhões que acessam o Porto de Santos descem exclusivamente pela Via Anchieta. Com a terceira pista dos Imigrantes, a capacidade para veículos pesados aumentará impressionantes 145%.
Atualmente, cerca de 12 mil caminhões circulam diariamente por essa rota. A nova infraestrutura pode ampliar esse número para quase 30 mil caminhões por dia. Saindo do papel, já podemos comemorar, pois considerando que o Porto de Santos movimenta aproximadamente 30% do comércio exterior brasileiro, esse aumento na capacidade logística será fundamental.
A Autoridade Portuária prevê investimentos de cerca de R$ 22 bilhões até 2030, incluindo megaterminais e infraestrutura multimodal. A terceira pista chega no momento certo para suportar essa expansão.
Investimento e parcerias para a terceira pista da Imigrantes
O projeto está orçado em R$ 2,3 bilhões. A viabilização dependerá de parcerias público-privadas entre municípios, Estado e concessionária Ecovias. Grande parte do traçado utilizará viadutos para minimizar impactos ambientais em áreas sensíveis, como várzeas e manguezais, além de reduzir desapropriações.
O atalho que faltava
A Prefeitura de Cubatão propôs uma via complementar chamada Corredor Porto-Indústria. Com 13,5 quilômetros, esse corredor ligará a terceira pista diretamente ao cais da Alemoa, no Porto de Santos.
O grande diferencial? Os caminhões não precisarão mais passar pelas rodovias Anchieta e Cônego Domênico Rangoni, justamente os trechos que hoje geram os maiores congestionamentos. Moradores de Santos e Cubatão conhecem bem esse problema diário.
O corredor terá capacidade para 20 mil veículos por dia, com duas faixas por sentido. O tempo de percurso entre a nova pista e o porto cairá de 30 para louváveis 10 minutos. Essa eficiência beneficiará diretamente a logística do maior porto da América Latina.
Desafios ambientais e muita burocracia
O projeto ainda precisa passar por etapas cruciais de estudos ambientais e licenciamento. Nesse sentido, órgãos estaduais como a Cetesb e órgãos federais de proteção ambiental e patrimônio precisam aprovar os planos.
Embora o diálogo entre as partes já tenha começado, o desafio será alinhar todas as exigências sem atrasar a obra. Por isso, a região espera que esse projeto saia do papel em breve.
Benefícios da terceira pista da Imigrantes para a Baixada Santista
Além de impulsionar a economia regional e nacional, a nova pista da Imigrantes trará mais segurança e qualidade de vida. Dessa forma, moradores que enfrentam diariamente o tráfego intenso finalmente terão alívio. Ao mesmo tempo, motoristas circularão com mais fluidez e segurança.
Portanto, a transformação na mobilidade da Baixada Santista está chegando. Agora, falta apenas vencer as etapas burocráticas e ambientais para que esse projeto estratégico se torne realidade.