Tem santista no Campeonato Mundial de Aeropress na Coreia do Sul
Um barista de Santos vai representar o Brasil no Mundial de infusão de cafés na Coreia do Sul. E o melhor de tudo: a vitória veio jogando em casa, em pleno Festival Santos Café. Caio Paiva Lucena, atualmente na REVO Manufactory, venceu o Campeonato Brasileiro de Aeropress. E isso deu ao cara uma vaga para representar o Brasil no Campeonato Mundial de infusão de cafés, que acontece em dezembro, na Coreia do Sul.
Esse sabe tirar um cafezinho…
Mesmo bem jovem, aos 29 anos, Lucena impressionou os jurados mostrando não apenas conhecimento técnico, mas também muita paixão pela bebida.
Foi na Nova Zelândia que ele teve o primeiro contato profissional com cafés. E, de volta ao Brasil em 2019, colaborou na abertura de uma cafeteria e logo ingressou no time da REVO.
A Aeropress, método com o qual conquistou o título, é um equipamento manual que permite variações e possibilidades quase infinitas, sendo queridinha de quem gosta de experimentar novas receitas.
Métodos como este vêm agradando quem procura aquela experiência diferente no dia a dia. E o barista faz questão de ressaltar a versatilidade do método e como ele consegue destacar diferentes propriedades do grão. Na rotina da REVO, por exemplo, são explorados cafés como o Karen Bermond, do Espírito Santo, conhecido por notas de frutas amarelas e doçura marcante.
Santos sediando novos capítulos do café nacional
O Campeonato Brasileiro de Aeropress rolou pela primeira vez em Santos. Nada mais justo: somos uma cidade que tem uma relação de passado, presente e futuro com o grão.
O campeonato reuniu 44 competidores de vários estados e trouxe para a cidade uma atmosfera diferente, cheia de energia e protagonismo nacional. A vitória de Caio Lucena foi motivo de orgulho não só para a REVO, mas para toda a comunidade cafezeira da cidade, que vem mostrando sua força e tradição no cenário nacional.
Próximo destino: Coreia do Sul
Agora, o foco de Lucena é o Campeonato Mundial de infusão de cafés na Coreia do Sul, um verdadeiro teste para suas habilidades com os melhores baristas do mundo. A expectativa é grande, mas ele garante que está empolgado não só com o desafio técnico, mas também com a oportunidade de conhecer novas culturas e formar uma rede internacional de profissionais e apaixonados pela bebida.
Mais uma vez, um santista vai dar seu nome e levar nossa criatividade para outros cantos do planeta.