Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Tai Chi Chuan em Santos: como a cidade se tornou uma das pioneiras do Brasil nesta arte marcial

A prática de Tai Chi Chuan em Santos faz parte da nossa cultura. Primeiro, porque nós temos cenários que combinam perfeitamente com os movimentos leves e fluidos dessa arte marcial tão bonita. E, além disso, um dos pioneiros do esporte no Brasil também foi responsável pela sua popularização em Santos. Seu nome? Mestre Augusto Leitão.

www.juicysantos.com.br - pessoas praticando tai chi chuan em santos nos anos 1990

Praticante de kung fu, ele conheceu o Mestre Liu Pai Lin em São Paulo em 1975. O mestre estava no Brasil visitando sua filha. Mesmo sem falar Chinês – e sem Liu Pai Lin falar Português, esse encontro fortuito fez com que suas vidas mudassem para sempre. O brasileiro tornou-se o seu primeiro aluno e discípulo no país.

www.juicysantos.com.br - mestre tai chi chuan Mestre Liu Pai Lin em Santos em 1991

Sugestões para você

A primeira visita do mestre Liu à cidade de Santos para ver o mar e a praia aconteceu em 1976. Nessa ocasião, ele disse as palavras que inspiraram Augusto para seguir sua jornada promovendo o Tai Chi na Baixada Santista.

“Há muita energia nesta cidade, pois o Tigre (mar) e o Dragão (céu) estão em perfeita união o que torna essa cidade propícia para o desenvolvimento do Tai Chi Chuan.”

“Não é um esporte competitivo, e sim uma forma de cultivar a saúde e o equilíbrio. Uma arte marcial interiorizada, eu diria. Na China, ele está nas escolas e universidades, para ensinar a consciência corporal”, explicou Leitão, em entrevista ao Juicy Santos. 

Assim, com o Mestre Augusto, o número de praticantes começou a crescer e crescer na cidade. E ele também foi responsável por formar toda uma geração de alunos e instrutores, colaborando ainda mais para a sua disseminação regional e nacional.

www.juicysantos.com.br - mestre augusto leitão

Parcerias com a Prefeitura de Santos já levaram o Tai Chi Chuan para espaços públicos, como escolas de ensino básico, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Orquidário, Jardim Botânico e Lagoa da Saudade, só para citar alguns. O Tai Chi Chuan tem até mesmo um dia oficial no calendário de Santos: 16 de abril.

O que exatamente é o Tai Chi Chuan?

Essa é uma arte marcial milenar chinesa, enraizada nos princípios da filosofia Taoísta e da Medicina Tradicional Chinesa. Seus movimentos suaves e circulares conseguem ajudar a relaxar, além de melhorar a concentração e o equilíbrio. Essa “dança meditativa” está em harmonia com os princípios do Tao, buscando o equilíbrio entre o Yin e o Yang.

www.juicysantos.com.br - Santos e o Tai Chi Chuan: por que a cidade foi uma das pioneiras do Brasil na modalidade

Com o tempo, o corpo fica mais forte e flexível. E não é só isso: há um incremento na circulação de energia (Qi) e uma sensação de serenidade mental.

Claro que as pessoas mais velhas se vêem acolhidas nesse esporte. Porém, não são apenas elas que se beneficiam dele. Atualmente, em um mundo em que questões de saúde mental estão em evidência, todo mundo precisa de um momento para se concentrar apenas em suas próprias ações.

www.juicysantos.com.br - Santos e o Tai Chi Chuan: por que a cidade foi uma das pioneiras do Brasil na modalidade

Os “passos” do Tai Chi Chuan se inspiram em animais como o urso, a garça, o tigre e a serpente. Praticantes relatam que sentem “uma massagem interna”. A estimulação influencia os órgãos, os vasos sanguíneos e os meridianos energéticos.

Embora tenha raízes marciais, o Tai Chi Chuan evoluiu para uma prática terapêutica. E, hoje em dia, ganhou o mundo graças a seus benefícios para a saúde. Estudos científicos, principalmente na China e nos Estados Unidos, comprovam a sua eficácia no tratamento de diversas condições, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e dores articulares.

www.juicysantos.com.br - Santos e o Tai Chi Chuan: por que a cidade foi uma das pioneiras do Brasil na modalidade

Quais são os benefícios do Tai Chi Chuan?

  • Equilíbrio emocional: essa prática leva a um estado de relaxamento e promove o autoconhecimento;
  • Melhora da saúde física: ajuda pessoas com obesidade, diabetes e hipertensão, por exemplo.
  • Qualidade de vida: dá mais energia, disposição, flexibilidade e alívio de dores.
  • Bem-estar mental: além do equilíbrio, a autoestima agradece!

www.juicysantos.com.br - tai chi chuan em santos

Onde fazer Tai Chi Chuan em Santos?

A Aplates tem aulas gratuitas no Orquidário periodicamente, para introduzir pessoas que querem saber mais sobre a prática.

O projeto Vida em Equilíbrio acontece no ginásio da Igreja da Pompeia e tem valores acessíveis para uma vivência mais profunda. As aulas são às segundas-feiras, das 8h30 às 10 horas.

E a associação também mantém turmas fixas. Para saber o calendário de aulas, acompanhe a Aplates no Instagram ou entre em contato pelo WhatsApp (13) 99163-1127 ou (13) 99172-0086.

Avatar
Texto por