Superlua: vai dar para ver o fenômeno natural na Baixada Santista
Neste dia 19 de agosto de 2024, teremos a primeira superlua do ano. E vamos conseguir vê-la aqui na Baixada Santista sem a necessidade de equipamentos.
Desde que o céu esteja sem nuvens, até quarta-feira (21 de agosto) vai dar para ver a superlua em Santos e outras cidades da Baixada Santista. O fenômeno acontece às 15h25, mas será melhor para assistir ao anoitecer, de qualquer região do Brasil.
Mas o que é a Superlua exatamente?
A Superlua Azul ocorre quando a Lua, em sua fase cheia, atinge o perigeu – que é o ponto mais próximo da Terra na sua órbita. Isso faz com que ela apareça maior e mais brilhante do que o normal. É aquele tipo de espetáculo que deixa qualquer um de boca aberta, sabe? Se o céu estiver limpo e sem nuvens, é só olhar para cima e aproveitar a vista.
O nome “Lua Azul” pode confundir, mas o astro não fica realmente azul. Esse termo é usado quando temos duas Luas cheias no mesmo mês ou, como é o caso desta, quando ocorrem quatro Luas cheias em uma única estação do ano, ao invés das três que normalmente acontecem.
Noite mágica
A Superlua Azul estará nos céus a partir de segunda-feira e permanecerá até a manhã de quarta-feira. Então, se segunda-feira não for o dia ideal, você ainda terá outras chances de observá-la.
Segundo Gordon Johnston, ex-membro da NASA, o termo “blue moon” (ou Lua Azul, em inglês) foi usado pela primeira vez lá em 1528. Mesmo que esse fenômeno não tenha nada a ver com a cor azul, ela promete ser um dos eventos mais brilhantes e imperdíveis do ano.
Então, que tal dar uma pausa na rotina, pegar uma cadeira de praia e olhar para cima? Não importa se você está em Santos, São Vicente ou Guarujá, vão ser noites mágicas aqui na região.