Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Steampunk Santos: quando o passado encontra o futuro

O dia 8 de dezembro é o dia mundial de fingir ser um viajante do tempo

Tempo de leitura: 4 minutos

Já imaginou acordar em uma manhã de domingo e decidir que hoje você veio do século XIX? Ou quem sabe do ano 3000? Pois é exatamente isso que o Dia de Fingir Ser um Viajante do Tempo propõe. Celebrado hoje, 8 de dezembro, a data não oficial convida as pessoas a soltarem a imaginação, vestindo roupas de outras épocas, falando de forma peculiar e reagindo com surpresa à tecnologia moderna.

www.juicysantos.com.br - Steampunk Santos quando o passado encontra o futuro

Foto: André Hq/Steampunk Santos

Popularizada por sites criativos em 2007, a data se tornou um momento lúdico para brincar com a ideia de viajar no tempo. E em Santos, essa celebração ganha contornos especiais com o movimento Steampunk, que une perfeitamente a proposta de viagem temporal com arte, cultura e muita criatividade.

O que é Steampunk?

O Steampunk é um subgênero da ficção científica que imagina um futuro alternativo baseado na tecnologia a vapor e engrenagens da Era Vitoriana. Couro, cobre, engrenagens, óculos de proteção e um toque de aventura e fantasia compõem o estilo visual único deste movimento que mistura elementos retrô com ficção científica.

“O Steampunk é um movimento retrofuturista, como se fossem as tecnologias de hoje com a estética do passado”, explica Danielle Escrivão, organizadora do evento Steampunk Santos ao lado de Alexandre Barbosa, o Bar.

“É sempre baseado na questão da matriz energética. Em 1800 era a questão do vapor, no Cyberpunk já temos outros tipos de energia, o Atompunk é a questão nuclear.”

A história do Steampunk Santos

O movimento Steampunk em Santos nasceu em 2018, de forma quase acidental.

“Rolou um hiato no Steamcom de Paranapiacaba e, para não ficarmos sem nada, realizamos o Steampunk Santos”, conta Danielle.

Desde então, o evento acontece anualmente e só cresceu, mesmo durante a pandemia, quando realizaram uma versão online que contou com participações do México e Argentina.

O evento reúne pessoas de diversos estados brasileiros, transformando o centro de Santos em uma verdadeira máquina do tempo por dois dias.

Viagem no tempo e ficção científica

Alexandre Bar destaca que o primeiro tema do evento foi justamente viagem no tempo.

“A ficção científica de viagem no tempo começa com H.G. Wells, escritor do século XIX, que foi o primeiro a escrever sobre a máquina do tempo”, explica.

Bar também reforçou a importância desse tema, que nos convida a ter uma reflexão crítica sobre o nosso presente:

“A ficção sempre faz esse questionamento. Eu acho que é a melhor maneira que a gente tem de avaliar como seria nosso futuro e o que estamos fazendo no presente”, reflete Bar.

O movimento trabalha com cenários alternativos, imaginando como seria se as tecnologias do vapor do século XIX tivessem continuado no futuro.

Economia criativa e arte

Os encontros do Steampunk Santos, realizados em parceria com a Prefeitura e a SECULT, vão muito além das fantasias. O evento dá espaço para escritores, quadrinistas, artesãos da economia criativa de Santos, além de apresentações de dança, sapateado e tribal fusion.

www.juicysantos.com.br - Steampunk

Foto: André Hq/Steampunk Santos

Quanto às roupas e acessórios, Danielle incentiva a criatividade:

“Vai depender do que você quer fazer. Existem vários tipos de materiais para artesanato ou aproveitamento de brinquedos, como aquelas armas de Nerf. Roupa a gente procura em brechó, e aí vai da originalidade da cabeça de cada um.”

Valorizando Santos

Para o próximo ano, o movimento promete intensificar suas ações.

“Estamos buscando parcerias para fazer workshops de materiais que podem ser usados para a confecção dos steamplays, que são as roupas”, revela Danielle.

“O Steampunk deixa uma referência para todo mundo, é um evento diferente que acontece no centro de Santos e precisa ser mais valorizado”, destaca Alexandre. “Procuramos valorizar a história da cidade, o que é e o que poderia ser, trazendo pessoas de fora para conhecer mais da nossa cultura.”

O evento conta sempre com a colaboração de fotógrafos que apoiam e registram os encontros: Patrícia Pontual, Eduardo Martinelli, Ed Thompson e André Hq.

Então, que tal aproveitar este Dia de Fingir Ser um Viajante do Tempo para conhecer melhor o movimento Steampunk e deixar a imaginação voar? Afinal, em Santos, o futuro alternativo já é realidade. E caso você tenha viajado para o futuro, volta aqui e conta os números da lotaria por favor!

Avatar
Texto por

Contato