Sinal digital na Baixada Santista: o que você precisa saber
O sinal de TV analógico vai acabar.
Isso é repetido constantemente em qualquer emissora, sempre que a programação entra no intervalo comercial. Apesar disso, o público ainda está bem confuso em relação ao desligamento.
Você sabe qual o impacto dele na sua vida ou como funcionará o sinal digital na Baixada Santista?
Se a resposta for não, fica tranquilo que o Juicy Santos te ajuda a se preparar com antecedência.
Sinal digital na Baixada Santista
Nas 9 cidades da nossa região, a mudança definitiva deve acontecer na primeira quinzena de novembro – a data anterior, prevista para setembro, mudou recentemente. Se o televisor da sua casa não é digital, você não precisa jogar fora ou entrar em desespero, o conversor de sinal é vendido na internet por um valor médio de R$ 80 – dá uma olhada nas opções.
As famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família vão receber o kit gratuitamente.
Com o equipamento em mãos, basta ligar o cabo da antena no aparelho e conectar o conversor no aparelho de TV por um cabo de áudio e vídeo. Pronto, a sua TV de tubo passou a receber sinal digital e não vai perder a qualidade no meio do caminho.
Diga adeus aos fantasmas e o chiado.
Algumas emissoras aqui da região já trabalham com qualidade digital, como a TV Tribuna (18.1), VTV (46.1) e Santa Cecília TV (52.1). Por isso, se você comprar o equipamento já vai usufruir da qualidade digital desde já.
As emissoras da cidade começaram a fazer testes com o sinal em 2009. Olha quanto tempo você perdeu!
Digital x analógico
O sinal analógico é contínuo e varia em função do tempo. Os fantasmas, chiados e oscilação da imagem são resultado de seu funcionamento: se o sinal varia entre 0 e 10, o analógico passa por todos os valores intermediários possíveis (00.1, 0.566, 8.55). Isso deixa a faixa de frequência menos confiável.
Partindo do mesmo raciocínio, no sinal digital se os valores vão de 0 a 10, ele assumirá os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), o que deixa som e imagem mais nítidos.
Um exemplo real, para facilitar:
Não esqueça
O sinal analógico será desligado em toda a Baixada Santista em novembro. Temos alguns meses pela frente, mas é melhor não deixar as mudanças para a última hora 😉