Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Sesc Santos faz agenda pioneira para pensar e refletir a nova masculinidade

Tempo de leitura: 5 minutos

Em uma sequência de eventos inéditos na cidade, o Sesc Santos foca, no mês de maio, em novas formas de enxergar e pensar a masculinidade.

O projeto “Masculinidades” traz uma programação rica e diversificada para explorar os papeis dos homens na sociedade moderna e suas intersecções com a igualdade de gênero. Desde encontros literários até apresentações teatrais, as ações pretendem engajar e educar o público sobre este tema bem atual.

www.juicysantos.com.br - Sesc Santos faz encontros para pensar e refletir sobre a nova masculinidade

Refletir a nova masculinidade

Nos últimos anos, a compreensão de masculinidades passou por muitas transformações. Pesquisas apontam para a necessidade de discussões mais amplas sobre o papel do homem na sociedade pós-moderna, desafiando estereótipos e promovendo um olhar mais saudável sobre masculinidade. Um estudo de 2024 da Universidade de São Paulo (USP) destaca a importância de programas educativos que abordam masculinidades para desconstruir visões tradicionais e restritivas, criando espaços para diálogos inclusivos e

Nesse contexto, o Sesc Santos traz à cidade autores e pensadores notáveis na série de encontros “Narrativas das Masculinidades”.

Escritores como Stefano Volp (foto) e o psicanalista Pedro Ambra compartilham suas visões e pesquisas, catalisando debates fundamentais sobre as experiências e expectativas masculinas na atualidade.

No dia 22 de maio, por exemplo, o bate-papo “Paternidades, Masculinidades e Infâncias” com o pesquisador Caio César, vai tratar da influência das construções masculinas desde a infância.

No final do mês, o espetáculo “Mandando o papo: nós, homens!” leva o público para uma viviência única em um cenário que emula um programa de TV. Com discussões que vão desde a desconstrução de estereótipos até as interseccionalidades envolvendo raça e identidade de gênero, a apresentação promete ser um ponto alto do projeto.

Ou seja, esse é um ótimo fórum para explorar essas questões críticas de forma honesta e aberta.

Receba novidades do Juicy Santos no Whatsapp em primeira mão

Veja a agenda completa da série Masculinidades no Sesc Santos

Encontro de leitores – Narrativas das Masculinidades

Terças, 19 horas. Biblioteca. Grátis. A partir de 16 anos

Dia 13/5. Narrativas das Masculinidades – Stefano Volp

O escritor Stefano Volp fala sobre seu livro “Homens Pretos (Não) Choram”. Volp joga luz sobre as feridas, os medos e a solidão do homem, sobretudo o negro, para buscar respostas sobre uma sociedade incapaz de compreender as vulnerabilidades e sutilezas que existem para além da imagem que se constrói das pessoas.

Stefano Volp é escritor, roteirista, tradutor e produtor editorial. Idealiza o Clube da Caixa Preta, um clube de leitura on-line com resgate de contos clássicos escritos por autores negros. Volp também escreve para veículos como a revista Veja e a Folha de S.Paulo.

Dia 20/5. Narrativas das Masculinidades – Pedro Ambra

O psicanalista Pedro Ambra apresenta o livro “O que é um homem? Psicanálise e história da masculinidade no Ocidente”, que analisa a constituição histórica dos ideais de masculinidade e de que maneira estes se consolidam na estrutura do psiquismo.io

Pedro Ambra é psicanalista, professor de psicologia da PUC-SP, e pós-doutorando com bolsa FAPESP no programa de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP, autor de diversos livros e artigos que articulam marcadores sociais da diferença e psicanálise.

www.juicysantos.com.br - Sesc Santos realiza projeto para pensar e refletir a nova masculinidade

Dia 27/5. Narrativas das Masculinidades – Tom Grito

O poeta Tom Grito (foto) apresenta seus livros “Antes que seja tarde para se falar de poesia” (2023) e “Eu sei como sair vivo disso” (2023).

Tom Grito (ele/élu) é poeta, artista cuír e pioneiro da cena de poetry slam no Rio de Janeiro. Cofundador do Slam das Minas RJ e Trans Slam, atua na intersecção entre literatura, corpo, gênero e oralidade, com projetos de acolhimento e diversidade.

Bate-papo: Paternidades, masculinidades e infâncias

Com Caio César

A partir do exercício da paternidade e da perspectiva de construções da nova masculinidade na infância, este encontro propõe um diálogo reflexivo entre homens sobre suas próprias construções e referências de masculinidades.

Caio César é pesquisador sobre gênero e masculinidades, educador, escritor e consultor de diversidade e inclusão. Foi coautor do livro “diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades” e facilitador de grupos reflexivos para homens no Projeto MEMOH.

Dia 22/5. Quinta, 19h. Sala 2. Grátis. Livre.

Espetáculo: Mandando o papo: nós, homens!

Com Equipe Plataforma e convidados

Em um dispositivo performático de um programa de TV, o público é trazido para adentrar no universo das masculinidades.

Contando com uma equipe de apresentadores-performers, um psicólogo e participantes convidados, diferentes quadros neste programa trazem temas como a desconstrução de estereótipos de masculinidade e seus desafios; a masculinidade e o machismo; as diferentes masculinidades e suas interseccionalidades (raça, classe, identidade de gênero); desigualdade de gênero; impactos do machismo nos índices de saúde e violência; a psicologia masculina e a saúde mental dos homens; sexualidade, emoções, virilidade, masculinidade.

Dia 30/5. Sexta, 20h. Auditório. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes. A partir de 14 anos.

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.

Avatar
Texto por