Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Sesc Santos destaca produção artística trans na Baixada Santista

São 4 dias de programação gratuita que prometem abrir caminhos, criar pontes e ampliar olhares

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando arte, identidade e representatividade se encontram: é isso que promete a semana especial que o Sesc Santos preparou para novembro. A ação foca no protagonismo de artistas trans da Baixada Santista e abre espaço para debates, encontros e muita expressão. Tudo isso ocorre por meio da música, cinema, poesia e artes visuais.

Para quem gosta de viver a cidade e acompanhar movimentos culturais relevantes, o ciclo Legítima Diferença pode ser uma ótima oportunidade. É uma chance de mergulhar em novos olhares na região.

www.juicysantos.com.br - Sesc Santos destaca produção artística trans na Baixada Santista

A programação estende o debate sobre as vivências e as contribuições da população LGBTQIAP+ para além de datas comemorativas. Ela propõe aproximação e respeito ao ampliar as vozes dessas comunidades. Entre performances poéticas, live painting coletivo, filmes e muita troca de ideia, toda a proposta é abrir caminhos para o diálogo. Também visa o reconhecimento da diversidade do litoral.

O que esperar da semana Legítima Diferença no Sesc Santos

O line-up do Sesc Santos traz nomes de quem está construindo faz tempo os novos rumos da arte e das discussões de gênero na região. Tem sarau de poesia LGBTQIAPN+, live painting com artistas digitais trabalhando ao vivo, exibição de filmes produzidos por cineastas trans e performances musicais.

O sarau poético, por exemplo, vai reunir seis artistas trans que compartilham suas experiências e visões do mundo através de versos. O microfone é aberto para mais vozes da plateia participarem.

No live painting, nomes como SIlVA, Isabella Granai e Bento Bento apresentarão suas criações digitalmente e em tempo real. Enquanto a DJ Miss Pythia embala o momento com trilha especial. É energia e criatividade tudo junto, num mesmo espaço.

Já na sessão de cinema, duas diretoras transmitem realidades distintas em curtas-metragens que tratam da vida de mulheres trans e das questões de saúde mental. Elas pontuam a discussão com um bate-papo após as exibições. Fechando a semana, a banda Empranto traz toda a mistura do emocore com ritmos latinos. Contam também sobre as vivências de seus integrantes em uma trajetória coletiva cheia de significados.

A participação nas atividades é gratuita. Para garantir seu lugar, basta retirar o ingresso com uma hora de antecedência no Sesc Santos.

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.

Veja a programação por dias e horários

  • 6/11 (qui), 20h: Sarau de poesia LGBTQIAPN+ (Auditório, a partir de 16 anos)
  • 7/11 (sex), 20h: Live Painting 013 com set de DJ Miss Pythia (Comedoria, todas as idades)
  • 12/11 (qua), 20h: Exibição de curtas + bate-papo sobre saúde mental trans (Auditório, a partir de 16 anos)
  • 14/11 (sex), 20h: Show da banda Empranto (Comedoria, todas as idades)

Diversidade cultural local e nacional

Segundo levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Portanto, a visibilidade de artistas e criadores trans tem promovido mudanças importantes, tanto em políticas públicas como na ampliação de representatividade dentro dos espaços culturais.

No litoral paulista, há uma crescente mobilização por parte da população LGBTQIAP+. Estão se mobilizando para ocupar ambientes culturais e propor debates sobre temas variados. Estes vão da saúde mental à construção de novos imaginários sobre quem pode ser artista e onde essa arte pode chegar. Para além das linguagens artísticas, estar em evidência significa também ganhar acesso a políticas de saúde, educação e trabalho.

Viver e criar arte na Baixada Santista, para muitos desses artistas, é um ato de resistência e afirmação da vida.

Avatar
Texto por

Contato