Semana Tereza de Benguela revela força da resistência negra na Baixada Santista
De saraus e mostras de cinema a hip hop, samba e debates sobre direitos, a VI Semana Tereza de Benguela ocupa os nove municípios da Baixada Santista com atividades gratuitas entre julho e agosto
E se a gente te falar que, em pouco mais de duas semanas, será possível atravessar os municípios da Baixada Santista acompanhando rodas de conversa, saraus, hip hop, cinema, samba, oficinas e ações de cidadania para construir uma região mais diversa e justa?
Entre os dias 22 de julho e 8 de agosto, a VI Semana Tereza de Benguela transforma a região em um grande território de encontro, memória e construção coletiva. Com o tema “Aquilombar o Futuro: Mulheres Negras Construindo Democracia, Justiça e Bem Viver”, a programação gratuita reúne atividades em Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Mongaguá, Peruíbe e Itanhaém.

Foto: Divulgação
Além de celebrar a cultura negra, a iniciativa também marca os 20 anos da Lei Maria da Penha, juntando debates sobre direitos, participação política, combate à violência e valorização das mulheres negras.
Realizada desde 2019, a Semana Tereza de Benguela nasceu da articulação entre coletivos, movimentos sociais, pesquisadoras, lideranças negras e universidades públicas. Ao longo dos anos, tornou-se uma das principais mobilizações regionais voltadas à justiça racial e aos direitos das mulheres negras.
Uma programação que atravessa toda a Baixada Santista
Durante 18 dias, a agenda reúne mesas de debate, exibições de filmes, exposições, oficinas, atividades culturais, feiras, saraus e serviços gratuitos para a população.
Os encontros abordam temas que impactam diretamente a vida da região, como trabalho, educação antirracista, saúde da população negra, participação política, direitos humanos, cultura, memória e democracia.
Além disso, a proposta dialoga com um movimento que Santos vem fortalecendo nos últimos anos: o reconhecimento da história negra presente nos territórios da cidade. Quem já acompanhou iniciativas como os roteiros de memória do Centro Histórico ou as atividades do Mês da Mulher Negra sabe que essa conversa está cada vez mais viva.
25 de julho é a data
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, concentra dois dos momentos mais aguardados da programação.
Durante a tarde, Praia Grande recebe a Expo Hip Hop em Homenagem a Tereza de Benguela, na Praça da Liberdade Zumbi dos Palmares. O evento mistura cultura urbana, formação política, audiovisual e apresentações artísticas produzidas por mulheres negras da Baixada Santista.
Entre os destaques estão a mesa “Tereza de Benguela vive porque somos Terezas”, além da Mostra Audiovisual Tereza de Benguela, com produções dirigidas por mulheres negras e realizadores comprometidos com narrativas periféricas.
Já à noite, o Centro Histórico de Santos ganha outra atmosfera com o Baile das Terezas, no Cidade Espiral. Vão rolar shows, discotecagem, exposições e artistas da cena cultural da região, em uma celebração da ancestralidade e da produção artística negra.
Encerramento discute os 20 anos da Lei Maria da Penha
A programação termina em 8 de agosto, em Santos, com uma jornada dedicada ao tema “Mulheres Vivas e sem Violência: Bem Viver e os 20 anos da Lei Maria da Penha”.
Ao longo da tarde, o público poderá participar de rodas de conversa, oficinas, mostra audiovisual, feira afroempreendedora e atendimentos gratuitos nas áreas jurídica, social e de direitos humanos.
Também haverá atividades voltadas aos homens, debates sobre maternidade, memória, colonialismo, violência de gênero e liberdade religiosa.
O encerramento termina em clima de celebração com a Roda de Samba Tereza de Benguela.
Em tempos em que a discussão sobre diversidade costuma aparecer apenas em datas comemorativas, a Semana Tereza de Benguela faz um movimento diferente. Ela espalha a conversa pelos bairros, pelas cidades e pelos espaços culturais da Baixada. Afinal, construir futuro também passa por reconhecer quem ajudou a construir o presente.
Programação completa da VI Semana Tereza de Benguela
22 de julho – Quarta-feira – 19h – São Vicente Abertura da VI Semana Tereza de Benguela da Baixada Santista
Mesa: “Trabalho, dignidade e bem viver: mulheres negras enfrentando as novas e velhas
formas de precarização ”
Com: Paloma Santos, Renata Gonçalves e mediação de Vitória Tainá
Local: DAC Plataforma
Endereço: Rua Vereador Diego Pires de Campos, 121 – Vila São Jorge, São Vicente/SP
Atividades Culturais: Raquel Emiliano e Tormenta Tibiriçá
23 de julho – Quinta-feira – 19h – Santos
Atividade: “II Sarau das Terezas”
Local: CAIS Escola Cultural
Endereço: Rua Brás Cubas, 240 – Centro – Santos/SP
19h00 – Exposição “Mulheres em Luta: Força e Pluralidade”, da fotógrafa Bete Nagô.
19h30 – DJ Azaléia, abrindo a noite com discotecagem;
20h00 – Raquel Emiliano, com a vivência “Cartografia do Corpo”, uma intervenção
artística que dialoga com corporeidade, ancestralidade e memória;
20h30 – Início do II Sarau das Terezas, com microfone aberto para as minas, espaço
destinado à leitura de poesias, textos autorais, música, spoken word e outras manifestações
artísticas das participantes;
21h30 – Pocket Show com: Neguinha Braba e Amanda Negrasim;
22h00 – Encerramento com Nicão da BPS, fechando a programação musical da noite.
24 de julho – Sexta-feira – 18h – Bertioga
Mesa: “As mais velhas abriram caminhos: o legado de Dra. Penha Guimarães para a
construção da justiça e da democracia ”
Com: Ana Lúcia Marchiori, Claudia Patrícia Luna e mediação de Hellen Prates Rufato
Local: OAB SP Subseção de Bertioga
Endereço: Av. Anchieta, 141 – Centro, Bertioga – SP
Atividade Cultural: Baianas da Escola de Samba Netos de Cacique
25 de julho – Sábado – 14h às 21h – Praia Grande
Atividade: Expo Hip Hop em Homenagem a Tereza de Benguela, construída em conjunto
com a Secretaria de Diversidade e Inclusão da Prefeitura de Praia Grande e com o Conselho da Juventude de Praia Grande.
Local: Praça da Liberdade “Zumbi dos Palmares”
Endereço: Praça Da Liberdade “Zumbi de Palmares – Jardim Maracanã – Praia Grande – SP
16h – Mesa “Tereza de Benguela vive porque somos Terezas: legado, ancestralidade e luta das mulheres negras” com Mary Francisca do Careno, Sabrina Pereira, Bete Nago e mediação de Folashade Airam Olufunke Oluwatuyi
17h – Atividade Cultural
18h30 – Mostra de Audiovisual Tereza de Benguela
“SouTereza” de Bete Nago
“A Ilha da Exclusão” de Marina Pereira
“Entre Pretas” de Alexia Furacão
“Baixada Santista, Terra da Hipocrisia” de Lola Magalhãez
“A Mais Forte” de Jéssica Madona, Savina João e Caleidoskópica Produções
25 de julho – Sábado – 23h30 – Santos
Atividade: I Baile das Terezas
Com: Jaqee Fernandes e Marcozi dos Santos
Dj Profana
Exposição: Vevss e Tormenta Tibiriçá
Local: Cidade Espiral
Endereço: Praça Ruy Barbosa, 39 – Centro, Santos – SP
27 de julho – Segunda-feira – Guarujá
14h – Atividade: Café e afeto: encontro de acolhimento e convivência
Roda de conversa com mulheres do território com exibição de “Sou Tereza” e “Alzira Rufino” com Bete Nago e Vera Oscar
Local: Instituto Novos Sonhos
Endereço: Rua Praia do Perequê, 685 – Aldeia – Vicente de Carvalho – Guarujá/SP
17h – Atividade: Ancestralidade e Audiovisual: narrativas negras para aquilombar o futuro Com: Bete Nago, Dona Adalci e Mãe Jagunlemi
Local: Associação de Povos de Terreiro Rainha do Mar – Guarujá e Região
Endereço: Rua Capitão Francisco Lessa, 53 – Parque Estuário (Vicente de Carvalho), Guarujá – SP
29 de julho – Quarta-feira – 18h – Mongaguá
Mesa: Cultura Negra, Educação Antirracista e Produção de Saberes Afrocêntricos como Instrumentos de Transformação Social
Com: Cris Almeida, Thaís Trinca de Azes, Instrutora Bombom e mediação de Patrícia Gleice
Local: CAPESP
Endereço: Av. Dom Pedro I, 1010 – Balneario Itaguaí, Mongaguá – SP
30 de julho – Quinta-feira – 18h – Cubatão
Mesa: “Corpo, Memória e Ancestralidade: saúde da mulher negra e envelhecimento com dignidade” com Roseli de Oliveira, Ana Paula dos Santos Rodrigues, Professora Celly de
Oliveira, Adriana Silva Bispo e mediação de Michelle dos Santos
Local: Galpão Cultural Cubatão
Endereço: Rua Assembleia de Deus, n°435, Novo Parque Anilinas, Cubatão – SP
01 de agosto – Sábado – 16h – Peruíbe
Mesa: “Da organização comunitária à política pública: quem constrói as políticas? Mulheres negras, território e participação social” com Graça Caetano, Marlene de Paula, Jaque Antunes, Simone Nascimento e mediação de Patrícia Vignoli
18h: Baile Black Tereza de Benguela com DJ Agype e Gih Santos
I Feira Preta de Peruíbe
Local: Centro Comunitário do Caraminguava
Endereço: R. Dr. Itatiba, 427 – Est dos Eucaliptos, Peruíbe – SP
02 de agosto – Domingo – 14h – Itanhaém
Mesa: “Mulheres Vivas: Aquilombamento em Defesa da Vida das Mulheres” com Cristiane Ricardo, Rosana Machado, Ângela Maria Baptista Epifânio e mediação de Mãe Ifakemi Carla
Atividade Cultural: Coreografia Canto, Bailarina Taís Lopes da Companhia de Dança Fluirê.
Local: Casa de Cultura Suarão
Endereço: Praça Nossa Sra. do Sion, 0 – loja 2 – Suarão, Itanhaém – SP
05 de agosto – Quarta-feira – 18h – Santos
Atividade: Café e Afeto da Vila Pantanal
Exibição de curta: “Alzira Rufino – Eu mulher negra resisto”
Local: Sociedade de Melhoramentos da Vila Pantanal
Endereço: Rua Um, S/N – Vila Pantanal – Santos – SP
07 de agosto – Sexta-feira – 19h
Atividade: Entrega da Comenda Penha Guimarães para Semana Tereza de Benguela da Baixada Santista
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista, São Paulo
08 de agosto – sábado – 14h – Santos
Atividade:“Mulheres Vivas e sem Violência: Bem Viver e os 20 anos da Lei Maria da Penha”
Rodas de Conversa:
14h – Roda de conversa: “Lendo Carolina Maria de Jesus: uma roda de conversa sobre memória, resistência e futuro” com Renata Gonçalves, Yasmim Cristine Fonseca e Mônica da Conceição Lage.
15h – Roda de Conversa: “Maternidade e resistência: histórias que nos sustentam e inspiram” com Gesli Matos dos Santos e Vanessa Garcia os Anjos.
16h – Roda de conversa para homens – “Laço Branco: homens na construção de uma vida sem violência para as mulheres?” com Chico Nogueira, João Marcos e Gabriel Carmo.
16h – Roda de Conversa “Mulheres de Fé: construindo pontes pela vida e pela paz” com Egbomi Roseli de Oliveira, Flávia de Sá, Maria Adriana Reis da Silva e Silva
17h – Roda de Conversa “A crescente violência contra as mulheres: heranças do colonialismo e desafios contemporâneos” com Guida Calixto, Nádia Ferreira e Vera Oscar, mediação Lais Vieira.
Oficinas:
14h – Yoga africano com Shirlei Ferreira
15h – Oficina de Jogo Senet com Shirlei Ferreira
16h – Oficina de Incenso com Carla Macedo
17h – Oficina “Sonhar com a Universidade: caminhos, permanência e futuros possíveis” com Helena Pontes, Laila Oliveira e Beatriz Telis
Serviços:
Balcão de Orientações Jurídicas para Vítimas de Violência Doméstica e Balcão de
Direitos Humanos
Balcão de Orientações de Assistentes Sociais
Atividades Culturais:
Exposição “Carolina Maria de Jesus – 2026”
Feira Afrotu
18h – Mostra de Audiovisual Tereza de Benguela
19h – Roda de Samba Tereza de Benguela
Local: Quadra da Escola de Samba Unidos da Zona Noroeste
Endereço: R. Prof. Francisco de Domênico, S/N – Areia Branca, Santos – SP
Inscrições: Acesse aqui!
Instagram: @semanaterezadebenguela.bs
Mais informações:
Helena Pontes: (13) 99730-3629
Fabiana Nascimento: (11) 98699-9478